Setor de transporte coletivo demitiu cerca 1.100 durante a pandemia

 Setor de transporte coletivo demitiu cerca 1.100 durante a pandemia

 

O vereador de Teresina Dudu Borges-PT, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo de Teresina deu início, nesta terça-feira(18) às oitivas na Câmara Municipal, na tentativa de identificar possíveis irregularidades nos contratos e na prestação dos serviços na capital. O vereador ressaltou redução da frota por falta com argumento da falta de combustíveis.

Os primeiros a serem ouvidos foram os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário (Sintetro).

Em seu depoimento, o presidente do Sintetro, Ajuri Dias, contou que os problemas se intensificaram em março de 2020, com o início da pandemia. Sessenta por cento dos empregados do setor, perderam empregos.

O contrato de licitação e manobras ilícitas do Setut também foram pautas de discussão. “O quantitativo previsto era de 419 ônibus em circulação e hoje existem apenas 180 ônibus na ativa na capital, o que cai nas costas do usuário, que paga caro por uma passagem e não usufrui de um serviço de qualidade. Ainda falamos sobre o fato de que trabalhadores foram levados a assinar um documento afirmando o recebimento dos salários, mas ao receber, o valor era menor do que o acordado. Outra manobra é o não fornecimento de combustível. São questões graves confirmadas pelo presidente do Sintetro e que vamos investigar a fundo”, afirmou o vereador Dudu.

Ainda segundo o presidente da CPI, os trabalhadores são a parte mais fragilizada e precisam ser priorizados. “Os trabalhadores sempre procuraram esta casa com um pedido de socorro e agora puderam detalhar cada dificuldade. Como podemos ver, a situação deles é muito difícil, estão há mais de um ano sem salários, sem ticket alimentação e plano de saúde. Os trabalhadores são massacrados e o Setut sequer dialoga com essas pessoas que estão passando fome. A partir daqui vamos dar celeridade nas apurações e respostas ágeis ao povo”, disse Dudu.

Além dos trabalhadores, também foi ouvido um perito que presta serviços à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e que foi responsável por acompanhar os processos judiciais envolvendo o município e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut). Na próxima oitiva, que será realizada na quinta-feira (20), devem ser ouvidos os empresários e representantes das concessionárias que prestam o serviço de transporte público em Teresina

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.