André Viana é empossado no comando da Guarda Municipal de Teresina

 André Viana é empossado no comando da Guarda Municipal de Teresina

O prefeito de Teresina, doutor Pessoa deu posse ao novo comandante da Guarda Municipal.
A solenidade foi realizada na noite desta quarta-feira (02), no anfiteatro do Parque da Cidadania.

A posse contou também com a presença do vice-prefeito Robert Rios, o coordenador municipal de Segurança, Nixon Frota, o coordenador estadual de Segurança, coronel Rubens Pereira, além de secretários municipais, vereadores, representantes da Polícia Rodoviária Federal, Exército, e das Guardas Municipais de José de Freitas, no interior do Piauí, e de Timon, cidade maranhense.

Dr. Pessoa destacou a importância dos agentes para Teresina e o potencial do empossado. “É um momento de alegria, de felicidade. O novo comandante tem um potencial de conhecimento enorme e tem um ponto muito forte que é a humildade. Os guardas municipais são importantes para completar o cuidado com o cidadão. A segurança é indispensável”, disse o prefeito.

Pela primeira vez, um membro efetivo da instituição assume o comando da guarda civil Municipal. André Viana era inspetor de operações.

André Viana ingressou na GCM no primeiro concurso público em 2017. Desde o início deste ano, a Guarda Municipal era comandada pelo coronel Nixon Frota que, recentemente, assumiu a Coordenadoria Municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial, pasta criada na gestão do prefeito Dr. Pessoa.

 

Esse passo que estamos dando é um sonho não só meu, mas para a instituição, de todos que querem o crescimento da Guarda. Vamos dar continuidade ao projeto do coronel Nixon, iniciado em janeiro, de estruturação da Guarda. Já fazia parte desse projeto como inspetor de operações e começamos a dar uma nova dinâmica nas ações, maximizar a atuação com o mesmo efetivo, alcançar locais que a gente não tinha participação”, disse Viana.

Nixon Frota completa que a GCM permanece alinhada com a Coordenadoria de Segurança e ressalta que a escolha de um membro efetivo para o comando tem um significado especial.

“É o reconhecimento da carreira, um momento especial, um passo significativo para a reestruturação da GCM, algo que venho buscando quando assumi a corporação. A coordenadoria vai continuar fazendo o possível para que possamos melhorar a GCM, seja no quantitativo do efetivo, quanto na qualidade dos nossos profissionais”, reforça.

Sobre a capacitação do efetivo, o novo comandante cita a realização de cursos e treinamentos intermediados pela Coordenadoria de Segurança.

“Este ano, já formamos uma nova turma especializada da Maria da Penha, estamos fazendo o curso da Guarda Ambiental e essa capacitação continuada permanece sendo uma constante. Além disso, o estatuto está em formulação por meio de uma comissão interna. Em breve também vamos estar em uma nova sede”, elenca o novo comandante que reforça a busca pela valorização da GCM.

Ainda segundo ele, o objetivo é estruturar e fazer a instituição crescer, alinhando uma tropa com o comando, com animação e satisfação para todas as metas serem alcançadas, fazendo assim com que a CGM de Teresina evolua cada vez mais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.