Piauí assume a coordenação da Câmara Temática de Turismo do Nordeste

 Piauí assume a coordenação da Câmara Temática de Turismo do Nordeste

A votação aconteceu de forma virtual, com a decisão dos nove gestores da região Nordeste.

Criada através do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Consórcio Nordeste, com a finalidade de articular pactos entre os Estados consorciados, a Câmara Temática de Turismo já tem a sua coordenação definida.

O Piauí, representado pela Carina Camara, superintendente da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), juntamente com o Estado do Rio Grande do Norte, representado pelo diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis, assumem a coordenação da Câmara Temática. A votação aconteceu de forma virtual, com a decisão dos nove gestores dos Estados da região Nordeste.

Competirá à Câmara Temática de Turismo, aperfeiçoar e apoiar a implantação de políticas públicas, elaborar e encaminhar propostas que proporcionem o desenvolvimento da região, articulação entre os Estados, emissão de parecer e ainda convidar especialistas quando necessário para assessorar a gestão.

Carina Camara, coordenadora eleita da Câmara Temática, destaca os primeiros passos da gestão e ressalta a iniciativa do governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias. “Temos dado importantes passos no setor. A criação da CT é importante para criarmos mecanismos que evidenciem o Turismo de toda região Nordeste, que é riquíssima. Inicialmente queremos criar um calendário de eventos unificado, um mapa turístico da região e trabalhar também a questão da malha aérea, ligando os destinos do Nordeste. O Turismo é uma ferramenta onde enaltecemos nossas riquezas culturais, gastronômicas, históricas e todo o potencial fantástico que possuímos”, frisa.

“Existe uma oportunidade de posicionar e promover o Nordeste como uma região integrada para o mercado nacional, nesse primeiro momento, e em seguida para o mercado internacional. Além de colaborar com a integração dos estados”, finaliza Bruno Reis, diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), responsável pela promoção do RN.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.