Estradas do Piauí são apresentadas como pauta nacional do agronegócio

 Estradas do Piauí são apresentadas como pauta nacional do agronegócio

O principal ponto é a ponte da planejada BR-330 que liga o Piauí à Tasso Fragoso-MA.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas recebeu esta semana, das mãos de uma comitiva nacional, da qual participa a Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja Piauí), uma pauta de reivindicações. No documento, apresentado pela Aprosoja Brasil a execução do trecho da BR-330, que liga os municípios de Bom Jesus (PI) e Tasso Fragoso (MA). A rodovia, que ainda está em fase de planejamento, é uma importante rota de escoamento da safra de soja, milho e algodão destinados à exportação através do Porto de Itaqui, em São Luís. Além da BR-330, os 148 km de asfalto da BR-235 tanbém foram apresentados como uma prioridade nacional para o agronegócio. O trecho corresponde a interligação dos municípios de interliga os municípios piauienses de Bom Jesus, Guaribas e Caracol. O projeto dessa rodovia é de Bom Jesus-PI à Tasso Fragoso-MA

A comitiva da Aprosoja Brasil contou com a participação do diretor-executivo da Aprosoja Piauí, Rafael Maschio. As obras viárias apresentadas ao ministro do transporte são de extrema importância para o desenvolvimento da produção de grãos e insumos nos estados do Matopiba, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. “O Piauí tem uma grande importância neste contexto, por isso todas as representações da cadeia nacional do agronegócio defendem as obras no estado”, explica Rafael.

Na oportunidade, os produtores ressaltaram também a necessidade de federalização da BR 222, que liga a cidade de Chapadinha (MA) a Brejo do Piauí, e a conclusão da ferrovia Transnordestina, que poderá ligar o porto seco instalado no município de Eliseu Martins (PI) a portos marítimos do litoral nordestino.

Participaram do encontro, na terça-feira (3) o deputado federal Aluísio Mendes (PSC MA), o presidente da Aprosoja Brasil, Antonio Galvan, o diretor executivo do Movimento pró-Logística, Edeon Vaz, o diretor executivo da Aprosoja Piauí, Rafael Maschio, e o consultor da Aprosoja MA, Marcelo Bueno.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.