Prefeito dará posse aos novos Conselheiros do Orçamento Popular nessa segunda-feira(16)

 Prefeito dará posse aos novos Conselheiros do Orçamento Popular nessa segunda-feira(16)

A posse dos Conselheiros do Orçamento Popular de Teresina referente às zonas sul e leste foi decidida em reunião no salão nobre do Palácio da Cidade.

Na zona sul, tomarão posse 10 conselheiros eleitos pela comunidade e na zona leste outros 10. O prefeito Doutor Pessoa sugeriu que a posse seja realizada no dia 16 de agosto, nas comemorações do aniversário de Teresina. Os futuros conselheiros concordaram com a data, porém as propostas de obras já começam a ser discutidas imediatamente.

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, ressaltou a importância da participação popular na sua gestão. “Queremos trabalhar juntos para termos resultados mais concretos. Com a participação efetiva da população, poderemos priorizar as obras que realmente são desejo de todos os teresinenses. Estou muito alegre com a harmonia que estamos conseguindo nessas reuniões”, declarou.

O Orçamento Popular da zona sul contará com R$ 5,2 milhões para a execução de obras escolhidas pela comunidade e a zona leste R$ 4,2 milhões .

“Nós vamos discutir as ideias apresentadas e selecionar as que são possíveis de serem executadas. Estou muito feliz com esse momento porque todos estavam ansiosos para ter esse contato com a nova gestão de Teresina e sentir do prefeito Doutor Pessoa essa abertura para diálogo”, acrescentou a coordenadora do Orçamento Popular, Karina Portela.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira, ressaltou a importância de discutir obras com a comunidade. “Essa gestão tem essa marca de escutar a sociedade. O Orçamento Popular existe há 20 anos, mas os novos conselheiros estavam há 1 ano e meio sem tomar posse. Agora vamos dar andamento a isso e fazer obras que foram escolhidas pela população, obras que traduzem a real necessidade do povo”, disse.

O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, sugeriu que os futuros conselheiros também se reúnam com vereadores para impulsionar o crescimento de suas zonas. “Os vereadores precisam estar cientes das necessidades da cidade e eles têm emendas. Vocês precisam marcar uma conversa com os vereadores para que as emendas impositivas também interajam com os interesses das comunidades. Da nossa parte, garantimos que cada centavo do Orçamento Popular será aplicado em obras escolhidas pela população”, afirmou o vice-prefeito.

O secretário de Planejamento, João Henrique Sousa, frisou a transparência na aplicação dos recursos e enfatizou que os conselheiros precisam somar forças aos vereadores. “A Secretaria de Planejamento recepciona a estrutura do orçamento popular para incorporar ao orçamento participativo do município. Temos seguido as recomendações do Prefeito Doutor Pessoa para dialogar com os teresinenses para uma gestão integrada e focada nas necessidades reais da cidade. Nessa transparência, é importante que a comunidade dialogue também com os vereadores da comunidade e que lá também contemple outras demandas dessa região e receba esses benefícios”, explicou João Henrique Sousa, Secretário de Planejamento.

O futuro conselheiro Rainôu Soares, um dos eleitos pela comunidade da zona sul, comemorou a relação da atual gestão com a comunidade. “A nova gestão sabe da importância do Orçamento Popular para a independência da comunidade. É através dessa ponte que a comunidade tem liberdade de diálogo com a Prefeitura de Teresina e estamos muito felizes e satisfeitos com esse encontro”, disse.

O futuro conselheiro Antônio Monteiro, eleito pela comunidade da zona leste, enfatizou que as obras escolhidas são prioridade dentre as demandas atuais. “A gente sabe que a gestão trabalha com prioridades e nós das comunidades também. Nós temos muitas demandas, mas elegemos nossas prioridades, que são as obras mais importantes para a população, e estamos confiantes de que serão executadas. No que a nova gestão precisar, pode contar com a gente. Estamos à disposição”, declarou Antônio Monteiro.

Também participaram das reuniões os superintendentes da SAADs Leste e Sul, James Guerra e Alípio Paiva, o líder da prefeitura na Câmara, vereador Renato Berger e o secretário de Governo, André Lopes, além de vários dos conselheiros eleitos.

“É sempre uma satisfação pautar o orçamento popular, onde tive a oportunidade de coordenar no período de 2019, bem como tornar lei o que antes era informal. Nos reunimos hoje para tratar da data da nomeação dos dez conselheiros que representam toda a zona sul de Teresina, onde temos cerca de 2mil obras encaminhadas por esses conselheiros. Os moradores da zona sul, representados pelos seus conselheiros, vão efetivamente dizer o que eles precisam. Essa é uma gestão integrada com o povo, e o prefeito De Pessoa irá melhorar a qualidade de vida de Teresina em especial da Zona Sul” Superintendente da SAAD Sul – Alípio Paiva

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.