Indígenas venezuelanos participam da “Feira das Praças” com produtos artesanais

 Indígenas venezuelanos participam da “Feira das Praças” com produtos artesanais

Os indígenas venezuelanos, acolhidos em abrigos da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), estão vendendo produtos artesanais na “Feira das Praças”, que teve início nesta sexta-feira, (20), na Praça Saraiva, localizada no Centro da capital. As peças artesanais ficarão disponíveis para a venda até o encerramento do evento, neste sábado, (21).

A iniciativa da “Feira das Praças” é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec). A Secretaria Municipal de Assistência Social e Politicas Integradas (Semcaspi) participou da ação com o estande dos indígenas venezuelanos.

Segundo o secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, que esteve presente na exposição, essa é uma oportunidade para dos indígenas venezuelanos compartilharem a cultura deles com as peças artesanais.

“O Prefeito Dr. Pessoa tem se mostrado sensível para as melhorias nas condições de vida dos venezuelanos acolhidos nos abrigos. Este é um momento ímpar para que eles possam expor seus dons, talentos com artesanatos, artes e bijuterias a sociedade teresinense. O que é extremamente importante, pois não tiveram essa oportunidade em exposições anteriores”, pontuou.

Allan Cavalcante ressalta ainda que, para participar do evento, os indígenas venezuelanos tiveram toda uma preparação, por meio de capacitação para comprender o mercado de peças artesanais.

“Eles tiveram todo o apoio e assessoria da Semcaspi para confecção dos materiais e dos preços das peças. A ideia é orientar estes artesãos a colocar os preços devidos em seus produtos e compreender o mercado local. Apesar destas orientações, eles ficaram bem à vontade quanto a escolha dos preços e empolgados para a venda”, pontuou.

Para gerente de Proteção Social Básica da Semcaspi, Graciane Neves, a feira é um meio de compartilhar os talentos no artesanato dos indígenas venezuelanos com os teresinenses.

“Na feira, os venezuelanos estão mostrando o artesanato feito à mão por eles, como: colares, pulseiras e as redes. Eles participaram de um curso onde receberam todas as instruções para esse evento”, destacou.

PRODUTO DA TERRA

De acordo com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, a “Feira das Praças” é uma ação que promete se estender a mais espaços na capital e fomentando o maior número de empreendedores.

“Esta ação é a amostragem inicial. Vamos fazer isso em todos os recantos de Teresina. É uma iniciativa que envolve a natureza e o ganho econômico. O evento acontecendo nas praças públicas, não precisamos pagar imposto, nem pagar o espaço e nem a eletricidade. O que precisamos é apenas de pessoas que produzem e realizem seus empreendimentos. Queremos que seja compartilhado os produtos da terra”, esclarece.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.