O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira, se reuniu hoje (31) com representantes de todas as Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs) e da Superintendência de Trânsito (Strans), para definir o início dos serviços de limpeza e reforma dos terminais e estações de ônibus de Teresina.

A determinação do prefeito Doutor Pessoa é que esses locais estejam limpos e reformados quando os ônibus voltarem a circular normalmente. Na reunião, ficou definido que a limpeza será iniciada imediatamente e deverá ser concluída dentro de 15 dias. Já as reformas deverão ser finalizadas em até 45 dias, a contar da liberação dos recursos necessários.

Com a redução da frota de ônibus nas ruas devido à pandemia e, em seguida, devido à greve, estações e terminais de ônibus sofreram várias ações de depredação.

O relatório elaborado pela Strans aponta que as estações tiveram os aparelhos de ar condicionado furtados, além de luminárias, cadeiras, lixeiras, vidros, portas e sensores quebrados. A previsão é investir dois milhões de reais nos serviços de recuperação.

“Temos 61 estações e 8 terminais depredados. Vamos começar imediatamente a limpeza e a recuperação e tudo deve ficar pronto dentro de 45 dias. Algumas estações estão mais conservadas e devem ficar prontas antes desse prazo, outras estão em situação bem crítica e por isso precisam de todo o prazo”, destaca o secretário Edmilson Ferreira.

O gestor acrescenta que a Guarda Municipal já está atuando no sentido de evitar novos casos de vandalismo em estações e terminais de ônibus.

Serão recuperadas onze estações na Avenida Miguel Rosa, dez na Avenida Wall Ferraz, cinco na Barão de Gurguéia, 6 na Henry Wall de Carvalho, quatro na Avenida Industrial Gil Martins, cinco na João XXIII, doze na Presidente Kennedy, quatro na Duque de Caxias e quatro na Rui Barbosa.