UBS da região Norte realizam ações alusivas ao setembro amarelo

 UBS da região Norte realizam ações alusivas ao setembro amarelo

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão realizando ações alusivas ao setembro amarelo, mês de conscientização sobre a valorização da vida. Na última sexta-feira (03), as unidades da Santa Maria da Codipi e Parque Wall Ferraz, na zona Norte da capital, promoveram atividades junto aos usuários e profissionais de saúde.

A UBS Parque Wall Ferraz promoveu dois momentos junto à população em geral, principalmente aqueles que durante a pandemia passaram por problemas de ansiedade e outros problemas. “Observamos um aumento nas demandas de saúde mental durante este período, e pensando nisso nossa equipe fez uma triagem dos usuários para dar uma atenção especial”, conta a chefe do SAME da unidade, Glaucia Rodrigues.

A programação contou com palestra sobre suicídio, ansiedade e psicotrópicos, momento de atividade física, auriculoterapia e relaxamento, com entrega de brindes e lanche. Os profissionais de saúde deram orientações sobre como reconhecer e tratar a ansiedade, e identificar pessoas com tendência ao suicido, além de como ter acesso aos principais serviços voltados ao tema, como o Provida, os CAPS (Centro de Atenção Psicossicial) e o CVV (Centro de Valorização da Vida).

Já a UBS da Santa Maria da Codipi fez uma ação voltada aos servidores, com palestra do médico Joao Vitor Lopes Amorim. A coordenadora da unidade, Darllyana Mendes, conta que a ideia veio como uma forma de cuidar dos profissionais que estiveram por cerca de um ano e meio atendendo exclusivamente pacientes de Covid-19, período em que a UBS esteve voltada às síndromes gripais. “Diante do contexto da pandemia, percebeu-se que muitos profissionais que trabalhavam na linha de frente acabaram desenvolvendo crises de ansiedade, crises de pânico, depressão. Por isso pensou-se na atenção de cuidado desses profissionais, dando um maior suporte de apoio, onde envolvem suas preocupações, no sentido de superar os seus medos e angústias”, relata Darllyana.

A coordenadora regional Norte da FMS, Gardene Lacerda, conta que nos próximos dias outras UBS da área farão suas próprias ações, de forma a conscientizar a população sobre a importância do setembro amarelo é – mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a valorização a vida. “É uma campanha de grande importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes pode ser evitado”, diz a coordenadora.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.