Alimentação saudável contribui para a fertilidade da mulher

 Alimentação saudável contribui para a fertilidade da mulher

O sonho de engravidar pode ser adiado devido aos maus hábitos alimentares. Segundo estudo da Boston University School of Medicine, realizado com mulheres americanas e canadenses, entre 21 e 45 anos, apontou que aquelas que consumiam ao menos um copo de refrigerante por dia tinham menos chances de engravidar. No caso da obesidade, enquanto a feminina diminui em 60%, a masculina causa uma queda de até 50% na capacidade reprodutiva.

“Uma alimentação inadequada pode sim, interferir na fertilidade feminina, pois maus hábitos alimentares como uso de bebidas alcoólicas, pode prejudicar o desenvolvimento das gametas sexuais. Além disso, alimentos ricos em gorduras podem, também, reduzir a fertilidade, pois pessoas com sobrepeso e/ou obesidade têm ação direta sobre os hormônios, tanto na mulher, quanto no homem. O uso de açúcar em excesso interfere, pois, pode se desenvolver diabetes, prejudicando a fertilidade”, é o que explica a nutricionista do Sistema Hapvida, Alessandra Gayoso.

Para a nutricionista, alimentos como peixes, leites, laticínios, tomate e ovo, são exemplos de grupos de comidas que não podem faltar para quem deseja engravidar. Ela cita, por exemplo, o caso das mulheres que recorrem à fertilização in vitro. “É de extrema importância uma alimentação saudável, para uma possível fertilização in vitro, pois alimentos saudáveis consumidos de forma adequada ajuda bastante para as mulheres que desejam engravidar”, afirma. O acompanhamento adequado de um profissional nutricionista para manter uma alimentação equilibrada é essencial no sucesso no processo de gravidez e, também, na gestação do começo ao fim.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.