Evento sobre Assistência Técnica para produtores rurais é promovido em Fronteiras

 Evento sobre Assistência Técnica para produtores rurais é promovido em Fronteiras

Na manhã deste sábado, 18 de setembro, o município de Fronteiras-PI sediou o evento “Dia de Campo ATeG”, uma atividade de consultoria técnica destinada aos produtores rurais, sobretudo os ovinocapricultores. O encontro foi realizado na Fazenda GJS de propriedade do produtor Geraldinho, que fica localizada ao lado da Escola Agrotécnica.

O Dia de Campo ATeG (Assistência Técnica e Gerencial), é fruto da parceria entre o Sindicato Rural de Fronteiras, SENAR-PI, CNA-FAEPI e Prefeitura Municipal. No evento reuniu agricultores e produtores de Fronteiras, Pio-IX, Caldeirão Grande do Piauí e municípios vizinhos.

A programação foi iniciada com um Café da Manhã. A abertura ocorreu por volta das 09h00, seguida das palestras que trataram sobre as temáticas: “Reserva Estratégica Nutricional na Ovinocaprinocultura”, ministrada pelo Dr. José Irapuã Brandão Mendes; “A Palma como Poupança Forrageira”, apresentada pelo engenheiro agrônomo José João de Sá Carvalho e por último sobre o “Manejo Sanitário e Melhoramento Genético na Ovinocaprinocultura”, ministrada pelo Dr. Luís Madeira Martins Júnior.

Momento da abertura do evento

Palestras informativas foram realizadas

Posteriormente foi realizada visita a propriedade com demonstrações práticas de manejo em três estações, com explanações sobre manejo alimentar, a Palma Forrageira e o manejo sanitário.

O Coordenador do Programa de Assistência Técnica e Gerencial SENAR-PI, Silvio Brito, destacou a intencionalidade na organização do evento. “Muito gratificante trazer o máximo de produtores atendidos pelo Programa aqui no município de Fronteiras, Pio IX, Caldeirão Grande e técnicos da área.  Nossa intenção é que os produtores percebam o manejo correto e adequado para a convivência com o Semiárido”, pontuou o coordenador.

Silvio Brito, coordenador do ATeG do SENAR

Já o Coordenador do Projeto Formação Profissional Rural, Marcos Paraguaçu, destacou que este é um momento ímpar de trocar ideias, tirar dúvidas sobre ovinocaprinocultura.

Marcos Paraguaçu, coordenador do Projeto Formação Profissional Rural

“A ovinocaprinocultura é uma das cadeias produtivas mais importantes para o nosso Estado. Vamos ter uma palestra de manejo nutricional, de ovinos e caprinos, uma palestra de uso da palma forrageira, uma grande descoberta para a alimentação dos animais e também uma palestra sobre manejo sanitário e melhoramento genético para os animais”, disse Marcos Paraguaçu.

Participantes do encontro

Em entrevista para a nossa reportagem, o prefeito Eudes Agripino Ribeiro, manifestou sua alegria com a promoção do evento. “É um momento de muita satisfação para mim como gestor, porque das cinco cidades do Piauí que foram escolhidas, Fronteiras foi uma para esse dia de campo, com a presença de toda uma equipe de técnicos do SENAR que veio nos apresentar novas técnicas de como lidar com a palma, com a caprinocultura, ovinocultura, apresentando novas modalidades. O Sindicato aqui de Fronteiras foi reativado e chega para fortalecer a presença do SENAR dentro do município e o SEBRAE também. Com apoio dos deputados Júlio César e Georgiano vamos ter outras oportunidades daqui pra frente”, destacou o prefeito Eudes Ribeiro.

Prefeito Eudes Ribeiro apoiou evento

Para o presidente do Sindicato Rural de Fronteiras, Norberto Ângelo Neto, o evento fortalece a cadeia produtiva em Fronteiras. “Essa experiência que nós estamos vivenciando aqui com os técnicos dos mais variados níveis, trazendo informações, conhecimento, só vem a fortalecer a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura aqui em nosso município e nas cidades vizinhas”, destacou o Dr. Norberto.

Dr. Norberto, presidente do Sindicato Rural de Fronteiras

Participando também do encontro, o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Filipe Gonçalves, reafirmou o seu compromisso de apoio aos produtores. Sempre muito importante eventos como este que reúnem agricultores e produtores, onde aqui contamos com uma caravana de nosso município. Continuarei através da Prefeitura dando todo apoio e suporte para que os agricultores e produtores possam adquirir conhecimento, podendo a partir daí, pôr em prática no dia a dia da criação de seus animais, fortalecendo assim, a pecuária de nossos municípios e possibilitando o melhoramento do rebanho e, consequentemente, a qualidade dos animais”, disse o gestor.

Filipe Gonçalves, prefeito de Caldeirão Grande do Piauí

Marcaram também presença no encontro, a primeira-dama e atual secretária de Assistência Social, Zildênia Ribeiro; o secretário de Meio Ambiente de Fronteiras, Erivelto Ribeiro; o vice-prefeito de Marcolândia, Valmir de Juracy; o presidente do Sindicato Rural de Pio IX, Luís Pereira; o vereador Samuel Ribeiro; o engenheiro agrônomo Alexandre, juntamente com técnicos do SENAR, como também os agricultores e produtores.

Fonte texto/imagem: folhaatual.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.