Governador sanciona projeto do deputado Gessivaldo que obriga maternidades orientarem sobre engasgo

 Governador sanciona projeto do deputado Gessivaldo que obriga maternidades orientarem sobre engasgo

Maternidades ficam obrigadas a dar treinamento de primeiros socorros

O governador do Piauí, Wellington Dias sancionou a lei nº 7.589/2021, de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), que obriga maternidades orientarem familiares a socorrerem crianças engasgadas.

Segundo especialistas em pediatria, é comum a ocorrência de engasgamento com líquido, leite materno ou mesmo saliva em bebês com menos de um ano de idade, sendo que, em situações mais graves, a mortalidade pode atingir 40% das vítimas. Agora maternidades e hospitais do estado do Piauí são obrigados a darem orientação e treinamentos de primeiros socorros para situações de engasgamento de recém-nascidos.

O autor da lei lembra que o projeto foi sugerido por profissionais que trabalham nos serviços de urgência do estado e se deparam constantemente com esse tipo de situação. “É comum o Samu, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros receberem esse tipo de chamada, e entendemos que esse tipo de treinamento é o básico para os pais poderem ganhar tempo na prestação de socorro em situações como essa. Recebi essa sugestão e achei interessante, por isso resolvi propor a lei.”

De acordo com a lei, hospitais e maternidades do Piauí ficam obrigados a fornecer orientação e treinamentos de primeiros socorros voltados para situações de engasgamento ou aspiração de corpo estranho, para prevenção de morte súbita de recém-nascidos.

Deverá ainda, ser fixado uma cópia da lei que institui o programa na ala onde acontecem os partos para que todos os pais ou responsáveis pelos recém-nascidos tomem conhecimento do treinamento oferecido. Aceitar, receber as orientações, fica a critério dos pais. Os que aceitarem, receberão o treinamento de profissionais habilitados da unidade hospitalar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.