Piauí é o maior produtor de pó de carnaúba do país

 Piauí é o maior produtor de pó de carnaúba do país


                Com produção de 10,8 mil toneladas de pó de carnaúba em 2020, o Piauí permanece como o maior produtor do país. Desde 1998, o estado se mantém na liderança da produção de pó de carnaúba, conforme a Pesquisa do Extrativismo Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2020, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além do Piauí, apenas Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba registraram produção do pó no ano passado.

                Sozinho, o Piauí gerou mais da metade (55,5%) da produção total de pó de carnaúba do país, que atingiu 19,4 mil toneladas em 2020. O montante obtido com o produto no estado, cerca de R$ 133 milhões, equivale a 56,6% do valor total gerado no Brasil. O país alcançou R$ 235 milhões com a extração do pó de carnaúba no ano passado.

                Apesar do Piauí ser o estado com maior produção do país, as três cidades com maior volume são do Ceará. Os municípios cearenses de Granja, Camocim e Coreaú ocupam as primeiras posições quanto à quantidade de pó de carnaúba produzida em 2020. Na quarta posição vem o município piauiense de Piracuruca, seguido por Piripiri em quinto lugar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.