Orquestra Sinfônica de Teresina encanta crianças em concerto especial

 Orquestra Sinfônica de Teresina encanta crianças em concerto especial

Crianças que visitaram o Parque Lagoas do Norte, no Bairro Matadouro, assistiram na noite de ontem (11/10), um concerto especial da Orquestra Sinfônica de Teresina em comemoração ao Dia das Crianças. Com peças clássicas, temas de filmes e com músicas infantis, o concerto encantou a criançada, muitas delas nem sabiam do que se tratava a cena com homens e mulheres com instrumentos musicais no meio do parque, mas o som diferente atraiu olhares e a atenção que de maneira comportada acompanharam a passagem da orquestra pelo parque.

A pequena Moana Oliveira, de cinco anos, mora em uma residência próximo ao parque, ao ouvir o som da orquestra, trocou o aparelho de tv pela apresentação que tocou diversas músicas, inclusive as que são temas de desenhos animados. A mãe de Moana, a dona de casa Marília Oliveira, conta que partiu da própria filha a decisão de ir assistir a apresentação, ela relata que geralmente no horário em que houve a apresentação, a pequena Moana gosta de assistir tv ou brincar no celular.

“Não temos o hábito de assistir concertos ou acompanhar apresentações do mesmo estilo, por isso fiquei surpresa com o interesse insistente da minha filha. Essa foi uma oportunidade para aflorar o gosto musical dela, uma lição para que a gente possa oferecer aos nossos filhos novas opções”, conta Marília Oliveira, agradecendo a Prefeitura de Teresina e a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves por levar cultura para os bairros da cidade.

De acordo com o Maestro Hilson Costa, os concertos realizados em parques e praças procuram atingir pessoas que não têm o hábito de assistir a esse tipo de apresentação, e que muitas vezes não conhecem, por exemplo, o funcionamento de uma orquestra.

“Fizemos um concerto diferente, com músicas infantis, com interação para que elas conhecessem os instrumentos e foi muito divertido e gratificante”, reforça Hilson Costa, maestro, reafirmando o compromisso da Orquestra Sinfônica de Teresina de colaborar com a descentralização dos serviços de cultura oferecidos pela gestão municipal.

Além dos concertos e apresentações em teatros, os músicos da orquestra trabalham na qualificação profissional de jovens e adolescentes por toda a cidade, além disso conta com projetos itinerantes que percorrem toda a cidade com apresentações e ensaios.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.