Deputada Teresa Britto cobra TCE e MP que investiguem o uso político da SESAPI

 Deputada Teresa Britto cobra TCE e MP que investiguem o uso político da SESAPI

A deputada Teresa Britto (PV) cobrou, nesta quinta-feira(21), que o Ministério Público Estadual do Piauí (MPE-PI), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público Eleitoral (MPE) realizem investigação na Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) visando apurar denúncias de que o secretario de saúde, Florentino Neto-PT, pré-candidato a deputado federal de contratar prestadores de serviços com objetivos políticos. Teresa Britto pediu ainda ao Governo do Estado que realize concursos públicos na Sesapi e no Corpo de Bombeiros Militar.

No início do seu discurso, a oradora afirmou que o Piauí vem enfrentando anualmente um grande número de queimadas, inclusive nos meses de inverno, o que tem prejudicado o meio ambiente.

Respondendo à indagação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), que questionou sobre a ocorrência de queimadas nos meses de inverno, Teresa Britto disse que, neste período, elas são registradas devido a ação humana e não em consequência de fenômenos naturais.

A parlamentar do PV lamentou a ausência do secretário ou de um representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar) durante audiência pública realizada na Alepi na semana passada para debater o combate às queimadas. Ela cobrou do governador Wellington Dias a realização de concursos para contratação de mil bombeiros militares e a implementação de um plano de prevenção e enfrentamento às queimadas.

Teresa Britto afirmou que atualmente o Corpo de Bombeiros Militar conta com pouco mais de 300 policiais e defendeu a realização de ações educativas pela Secretaria de Meio Ambiente para orientar a população sobre como evitar a ocorrência de queimadas no Estado.

A deputada entende que o governo deve explicar o que está sendo feito com R$ 10 milhões de um fundo criado para equipar e manter o Corpo de Bombeiros Militares e pediu que seja regulamentada a legislação que criou o Corpo de Bombeiros Civis do Piauí.

SAÚDE – Em seguida, Teresa Britto declarou que continua recebendo denúncia sobre a falta de medicamentos nos hospitais piauienses e que tomou conhecimento de que estão sendo contratados servidores na Secretaria Estadual de Saúde ganhando até R$ 5 mil por mês visando garantir apoio político ao titular do órgão.

Teresa Britto disse que a contratação dos servidores deve ser investigada pelos órgãos competentes, como o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público Eleitoral e a Assembleia Legislativa. “Quem usa recursos públicos da saúde com fins eleitorais é um criminoso”, declarou.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.