Deputado Carlos Augusto homenageia Cel. Jairo Freitas

 Deputado Carlos Augusto homenageia Cel. Jairo Freitas

Nesta quinta-feira (21), a Assembleia Legislativa do Piauí concedeu a cidadania piauiense ao tenente-coronel Jairo Rodrigues de Freitas, da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE), que ajudou a formar várias turmas de policiais para atuação no  Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A honraria foi uma iniciativa do deputado Coronel Carlos Augusto (PL).

No final de 2014, a Polícia Militar iniciou o Proerd no Piauí, com metodologia influenciada pela polícia norte-americana. A PM-PI passou a focar parte do combate à violência na prevenção ao uso das drogas desde a infância.

“Este programa de erradicação às drogas tem realizado, país afora, grandes trabalhos, frutos, na grande maioria do comprometimento de policiais como o coronel Jairo”, declarou Carlos Augusto. Além de destacar a dedicação do homenageado, o parlamentar mencionou as qualidades de um militar que manteve um processo de formação importante externamente à instituição, mas que sempre aplicou os conhecimentos adquiridos no trabalho cotidiano.

A major-PM Joselene é a atual coordenadora do Proerd no Piauí e também fez elogios ao novo cidadão piauiense. “Um policial que tem uma atuação comunitária muito forte. Não só nas ações policiais, mas como educador, no âmbito acadêmico também”, afirmou a policial militar em seu discurso.

O homenageado estava emocionado ao receber o título de cidadão piauiense e agradeceu a presença dos colegas de Polícia Militar dos estados do Maranhão, Acre, Amazonas, Rondônia, Rio de Janeiro, Pernambuco e Piauí, além dos deputados Severo Eulálio (MDB), Franzé Silva (PT), Themistocles Filho (MDB), B. Sá (Progressistas) e Coronel Carlos Augusto.

O novo cidadão piauiense finalizou a homenagem com um cordel de sua autoria sobre o Piauí. “Minha história agora se amplia. Porque posso dizer com emoção. Que também já faço parte desse chão. Que me dá tanto amor, fé e guarida. É que do Piauí, terra querida. Jairo Freitas agora é um cidadão”, recitou o novo cidadão piauiense.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.