Prefeitura de Teresina envia profissionais para conhecerem projetos para a 1ª infância em São Paulo

 Prefeitura de Teresina envia profissionais para conhecerem projetos para a 1ª infância em São Paulo

Nesta terça-feira (26), uma equipe formada por membros da Prefeitura de Teresina e pela Secretaria Estadual de Educação inicia uma visita técnica as cidades de Judiai (SP) e Itu (SP) para conhecer os projetos desenvolvidos pela Prefeitura dessas cidades por meio do Programa Urban95.

A comitiva é formada pelos secretários municipais de Planejamento e Educação, Joao Henrique Sousa e Nouga Cardoso, respectivamente; pela Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Teresina, Kárita Allen. Além da Diretora de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, Maria José Mendes, e da Gerente de Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação, Marília Aragão. As visitas técnicas serão acompanhas pelos Prefeitos de Jundiaí, Luiz Fernando Arantes, e o Prefeito de Itu, Guilherme Gazzola.

A equipe piauiense busca um norteamento para aplicação dos projetos na capital Teresina para que sejam executados de forma mais assertiva possível. “Desde Julho passamos a fazer parte dessa rede de apoio para ações voltadas para a primeira infância. Com o aval do Prefeito Dr. Pessoa, vamos a esta visita técnica para que possamos ver na prática a aplicação dessas ações e como podemos replicar na nossa cidade e ter melhorias de espaços públicos, mobilidade e outros serviços voltados para essa primeira infância”, explicou João Henrique Sousa.

Teresina passou a integrar a rede Urban 95 neste segundo semestre deste ano. O município receberá suporte e acompanhamento para construir diagnósticos sobre a primeira infância, implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância e promover ações de requalificação de espaços públicos, mobilidade para famílias, gestão de dados e melhorias de serviços para a primeira infância. Isso será muito positivo para nossa cidade.

“Ao visitarmos estes dois municípios no estado de São Paulo, buscamos acompanhar a modelagem referência no Sistema Nacional de Educação, e que atenda aos princípios da Urban95, uma iniciativa global que pensar na inclusão de crianças e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades. Isso nos proporciona vivências muito benéficas para que possamos adequar e tornar nosso sistema educacional ainda melhor”, afirma Nouga Cardoso, secretário municipal de Educação.

A equipe visitará o Parque Mundo da Criança, situado em Jundiaí. O espaço público tem acesso gratuito e também uma proposta sustentável onde busca unir brincadeira e educação. O Parque possui diversos espaços que funcionam como área de lazer e também salas de aula, visando a integração de aprendizado e lazer, onde as crianças podem aprender brincando. O Parque também possui um sistema de funcionamento estrutural que integra pessoas com deficiência em todos os espaços, sem segmentar apenas uma área que seja de sua utilização.

A Urban95 já é uma parceira do Departamento Agenda Teresina 2030, que é vinculado à Secretaria de Planejamento e Coordenação. A Prefeitura busca um alinhamento positivo à projetos como esse que envolvem um desenvolvimento sustentável e uma melhor unidade na utilização de espaços urbanos voltados para inclusão da primeira infância. “Nessa viagem temos a oportunidade de aprender com um sistema de educação que já vem dando certo, e nosso objetivo é fazer com que esse método seja inspiração para o desenvolvimento de melhorias dentro do nosso município” conclui Kárita Allen, Secretária Executiva de Planejamento Estratégico e Gestão.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.