Debate sobre Reforma Tributária avança no Senado

 Debate sobre Reforma Tributária avança no Senado

Senador piauiense Marcelo Castro (MDB) defendeu aprovação no Senado do projeto já aprovado na Câmara

Em pronunciamento, nesta quinta (28), o senador Marcelo Castro (MDB-PI) defendeu a aprovação do projeto (PL 2.337/2021) que altera regras do Imposto de Renda, no Senado Federal. O parlamentar entende que a proposta pode reduzir a “injustiça” do atual sistema tributário, e frisou que ainda será necessário fazer muito mais para garantir o mínimo de equidade nessa área. O projeto já foi aprovado na Câmara e começou a ser debatido no Senado.

Castro exemplificou que nos Estados Unidos, 60% de todos os impostos arrecadados têm como origem a renda e o patrimônio, e apenas 40% vêm do consumo. Já no Brasil, acontece exatamente o contrário.

“A grande fonte geradora de receita do nosso país é o consumo: 75% da arrecadação dos impostos do Brasil vem do consumo, e só 25% vêm do patrimônio e da renda. Como o consumo é feito por todos – pobres, classe média e ricos – é evidente que os pobres e a classe média terminam contribuindo muito mais do que os ricos, porque são os ricos que têm patrimônio e renda. Aqui já está a injustiça”, disse.

Marcelo Castro também criticou o fato de os lucros e dividendos estarem isentos de impostos no Brasil, “o que não ocorre praticamente em lugar nenhum do mundo”.

Ele concorda com a cobrança mínima de 15% de imposto de renda sobre lucros e dividendo, estabelecido na proposta enviada pelo governo, alegando ser a metade do que países da OCDE cobram, em média. Castro cobrou agilidade da Casa para garantir a votação do projeto, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.