TCE-PI implanta Plano de Logística Sustentável 

 TCE-PI implanta Plano de Logística Sustentável 

O plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovou a minuta do Plano de Logística Sustentável (PLS) da Corte durante sessão ordinária. O PLS consiste em uma iniciativa do TCE-PI para implementar nas suas rotinas administrativas práticas de desenvolvimento sustentável, englobando os pilares social, ambiental e econômico, mostrando a preocupação da Corte de Contas com o planeta e as gerações futuras.

Na escolha dos temas a serem trabalhados no PLS, buscou-se como alinhamento os objetivos do desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Agenda 2030. Um documento que congrega o esforço internacional de mais de 190 países em reduzir a degradação do planeta nos próximos 15 anos, com o estabelecimento de metas ousadas em diversos campos (ambiental, social e econômico).

Para Bruno Cavalcanti, Auditor de Controle Externo e membro da Comissão de Planejamento do PLS, a escolha dos temas vai contribuir de forma positiva não apenas no Tribunal, mas também fora dele.

“O TCE-PI assume um compromisso de contribuir para a erradicação da pobreza e a promoção da vida digna, adotando uma série de ações institucionais, como por exemplo, minimizar o consumo de energia elétrica e de água nas instalações das edificações que integram a estrutura física,, reduzir a geração diária de resíduos da corte, promoção da reciclagem e, o mais importante, influenciar os seus colaboradores para uma mudança cultural no sentido de abraçarem a sustentabilidade no dia a dia, inclusive fora das nossas dependências”, declarou Bruno.

Para cada objetivo proposto será veiculada uma série de ações, detalhadamente construídas, e que por sua vez materializam em Planos de Ação a serem realizadas no Tribunal de Contas. O PLS, que corresponde o período de 2020 a 2023, é produzido com base na Resolução TCE-PI nº 15/2018, que dispõe sobre a forma e o prazo para a elaboração e o estabelecimento da política socioambiental do Tribunal seguindo as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU).

Clique aqui para conferir o Plano de Logística Sustentável.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.