Themistocles Filho emite nota de pesar pela morte de Assis Brasil

 Themistocles Filho emite nota de pesar pela morte de Assis Brasil

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Themistocles Filho apresentou requerimento na sessão desta segunda-feira(29) propondo voto de pesar pelo falecimento do escritor piauiense, de Parnaíba, Assis Brasil. O romancista morreu na noite deste domingo (28), em casa, depois de ter sido operado da perna em consequência de fatura por uma queda ocorrida na quinta-feira(25).

O deputado estadual Ziza Carvalho (PT) comentou a morte de Assis Brasil. “Ele retratou sua cidade (Parnaíba) em diversas obras, como Beira Rio, Beira Vida. O Brasil perdeu um de seus maiores escritores”, disse.

O escritor ocupava a cadeira de número 36 da Academia Piauiense de Letras (APL). Com as obras “Beira Rio, Beira Vida” e “Os que bebem como os cães”, Assis Brasil ganhou por duas vezes o prêmio Walmap, que durante uma década foi a mais importante premiação literária do país.

Assis Brasil nasceu na cidade de Parnaíba, em 1932 e também atuou como cronista, crítico literário e jornalista.

Para o deputado estadual Fábio Novo (PT), o falecimento do autor deixa uma lacuna na literatura. “O maior escritor piauiense nos deixou aos 89 anos. Abre uma enorme lacuna na literatura piauiense”, lamentou.

No ano de 2004, o romancista conquistou o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra. O troféu concedido pela Academia Brasileira de Letras (ABL) é o principal prêmio literário entregue pela entidade. Os deputados Flávio Nogueira Júnior (PDT) e Georgiano Neto (PSD) também homenagearam o escritor pela sua relevante obra e manifestaram solidariedade aos familiares do imortal da APL.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.