Ceasa recebe mais procura de hortifruti de época

 Ceasa recebe mais procura de hortifruti de época

Os hortifrutis da época têm sabor mais próximo ao original e acumulam mais nutrientes já que estão no período final de madureza. Além disso, devido à maior oferta de alimentos nesse período, os preços tendem a baixar e isso gera economia para o consumidor. É o caso da dona de casa Raimunda Costa, de 56 anos, que gosta de comprar verduras, legumes e frutas da época porque são mais baratas e frescas. “Na Ceasa encontramos frutas regionais como o bacupari, bacuri e buriti, por exemplo”, comenta.

No período de safra, os alimentos têm menos agrotóxicos e são mais nutritivos por seguirem o ciclo natural de amadurecimento. No mês de janeiro frutas como abacaxi, carambola, coco verde, figo, laranja-pera, mamão, maracujá, melancia e uva são algumas das mais encontradas. Verduras e legumes como alface, cebolinha, couve e salsa, abóbora, abobrinha, beterraba, pepino, pimentão, quiabo e tomate também são mais abundantes nesse início de inverno.

Com as temperaturas mais amenas no período do inverno, as sopas são excelentes opções de alimentação pois são consumidas quentes, o que ajuda a elevar a temperatura corporal, e ainda garantem ingestão de vegetais. Há também quem aproveite os legumes de maneira mais criativa, consumindo-os cozidos, refogados, assados, em forma de purê ou até mesmo inseridos em preparações como arroz à grega e massas.

A assistente social Cristina Araújo gosta de manter uma dieta saudável devido a vários problemas de saúde que possui e diz que prefere verduras e legumes frescos para balancear a alimentação. “Gosto de abóbora, cenoura, beterraba, batatinha, tomate, quiabo, açafrão, couve, alface, rúcula. As sopas e saladas são alimentos mais leves, de mais fácil digestão e, com uma combinação adequada de ingredientes, fornecem os nutrientes necessários para uma melhor qualidade de vida”, conta. Ela afirma ainda que prefere ir à Nova Ceasa, pois é um ambiente limpo e agradável, e ela gosta de interagir com as pessoas.

A Nova Ceasa passou por mudanças gradativas de infraestrutura, gestão, organização e investimentos com a implantação da PPP há pouco mais de quatro anos.

Apenas no ano passado o entreposto inaugurou uma nova portaria para otimizar o fluxo de trânsito na região sul, por meio de um acesso pelo bairro Saci, além de 200 novas vagas de estacionamento em um ambiente amplo, arborizado e seguro. Também foi disponibilizado, gratuitamente, espaços aos produtores da agricultura familiar do Cinturão Verde para comercialização de seus hortifrutis. Melhorias estruturais como a nova central de banheiros e fraldário climatizados e com acessibilidade para cadeirantes e serviços como o Banco de Sorrisos e Banco de Saúde, além do trabalho social, do Banco de Alimentos são outras mudanças realizadas através da PPP.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.