Bares e restaurantes se manifestam contra o “passaporte da vacina”

 Bares e restaurantes se manifestam contra o “passaporte da vacina”

Empresários do setor de bares e restaurantes do Piauí questionam a obrigatoriedade do passaporte de vacina nesses locais, imposta no decreto nº 20.525 do governador Wellington Dias, obre a adoção de medidas sanitárias no estado. Uma nota contra a restrição aos bares e restaurantes foi publicada Associação Brasileira de Bares e Restaurante.

A diretora-executiva da Abrasel no Piauí, Natália Macário, questiona a imposição a Bares e Restaurantes.

“A Associação não está estimulando a desobediência de decreto, estamos questionando ao governador qual a eficiência da exigência do passaporte, visto que não são todos os estabelecimentos comerciais, como supermercados, que exigem”, relata Natália Macário.

Em nota, a Abrasel no Piauí diz que “a medida é inócua e injusta” e que defende e apoia a vacinação, mas exigir o comprovante de vacina traz uma falsa sensação de segurança.

“A exigência do passaporte da vacina em bares e restaurantes decretada pelo governador do Piauí, Wellington Dias, é uma medida inócua e injusta. A Abrasel defende e apoia a vacinação! Inclusive, sendo uma das primeiras organizações do país a se manifestar em uma campanha pública sobre a necessidade de vacinar a população. Contudo, diferentemente da vacinação, o passaporte é um tiro no pé. Exigi-lo traz uma falsa sensação de segurança para a sociedade por parecer que essa medida contém a disseminação do vírus”, destaca.

O texto ainda acrescenta que a medida gera mais custos ao estabelecimento, além de ser ineficiente, pois não fornece tempo hábil para os locais se adequarem a exigência.

“O decreto, com validade imediata, também não dá tempo para que os estabelecimentos preparem adequadamente um colaborador para que possa ficar na porta fazendo a exigência adequada e tenha a possibilidade de avaliar com eficiência qualquer documento apresentado. O que também torna a medida ineficiente”, diz a nota.

Atualmente, a Abrasel tem 100 associados em oito municípios do Piauí. Natália Macário conta que a Associação não foi procurada por nenhum órgão e que não foi explicado como seria realizada essa cobrança aos clientes.

“Ninguém nos procurou, não nos recebem, é bem complicado o diálogo e eles botam o decreto para funcionar no mesmo dia e não tem tempo logístico parta tirar as dúvidas do estabelecimento. Não foi explicado como seria essa cobrança. Se o cliente não quiser sair, quem vai tirar é o dono ou a polícia?”, questiona a diretora-executiva.

Para finalizar, a Associação espera que o governador Wellington Dias mude a decisão e que volte atrás da exigência do passaporte vacinal nos bares e restaurante. A Abrasel destaca ainda que a comprovação da vacinação contra a Covid-19 não funciona.

“Que nossos governantes cuidem do que de fato faz a diferença e não atuem com diversionismo. Esperamos que o governador do Piauí perceba o erro e a injustiça que comete e volte atrás nessa decisão, afinal precisamos apoiar o que funciona: a vacina sim. O passaporte vacinal não”, finaliza o texto.

A diretora-executiva da Abrasel no Piauí informou também que no momento ainda não está sendo discutido nenhuma ação judicial e que o posicionamento da Associação é o mesmo em âmbito nacional.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.