Com cinco votos contra, Câmara aprova reajuste de 16% para professores de Teresina

 Com cinco votos contra, Câmara aprova reajuste de 16% para professores de Teresina

Com uma plateia de professores acompanhando a votação, foi aprovado nesta manhã (22) na Câmara Municipal de Teresina o Projeto de Lei encaminhado pela Prefeitura que reajusta o piso salarial dos professores da rede municipal em 16%.

Cinco vereadores votaram contra o reajuste de 16% no piso do magistério municipal: Aluísio Sampaio (Progressistas), Paulo Lopes (PSDB), Edson Melo ( PSDB) Ismael Silva (PSD) e Evandro HIID (PDT).

Os servidores protestam desde a semana passada nas calçadas da Câmara, alegando que o valor oferecido pela Prefeitura está abaixo do piso nacional do magistério e que o reajuste real, considerando a inflação e as perdas salariais da categoria, representa apenas 3% do salário atual.

A Prefeitura alega que esses 16% aprovados hoje é o reajuste máximo que pode ser concedido sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A proposta de reajuste de 16% do piso dos professores foi encaminhada à Câmara na última quinta-feira (17) depois que o primeiro Projeto de Lei recebeu duras críticas por conceder o aumento de 33,23% a somente quinze profissionais.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Renato Berger afirma que: “O reajuste foi definido em audiência pública dentro dos limites da Prefeitura. A Prefeitura teria, se pudesse, dado aumento de 33% ou superior a isso, mas infelizmente você tem que olhar para a LRF, você não pode estar acima da lei”. Renato disse ainda que a Prefeitura encaminhará ao Legislativo uma nova proposta de aumento para contemplar a todas as categorias profissionais do funcionalismo público municipal de Teresina.

O texto foi aprovado em duas votações e segue para sanção do prefeito Dr. Pessoa.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.