SENAR viabiliza curso de doces e geleias artesanais em Cocal

 SENAR viabiliza curso de doces e geleias artesanais em Cocal

O curso de doces e geleias artesanais foi realizado numa parceria do SENAR-PI com a Prefeitura de Cocal, IFPI, Cooperativa FRUTAMEL e STTRAF.

Destinado, em princípio, aos feirantes da feira agroecológica, o curso de doces e geleias artesanais foi realizado nesse fim de semana, nas instalações do IFPI Campus Cocal. Devido a demanda, as inscrições foram abertas também ao público formado por clientes da referida feira.

Ali, sob orientação de Maria Lúcia Dantas Nogueira, facilitadora do SENAR-PI, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e praticarem técnicas de manejo de frutos variados da região, como o caju, banana, manga, para o fabrico de doces e geleias.

Tatiane Albuquerque, secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), explica que o estudo foi concretizado através de parceria entre o SENAR e a Prefeitura de Cocal: “A ideia principal do curso partiu do pedido ao SENAR que nos enviasse um profissional para ministrá-lo, de início, aos integrantes da feirinha, principalmente, à meninas que trabalham na produção de doces e aproveitar esse momento, no qual as atividades da feirinha estão em recesso, pois, a equipe segue o decreto Estadual. Pensou-se, também, em transformar esse período de pandemia, em um tempo em que as pessoas pudessem ampliar seus conhecimentos nessa área. Deu certo. Tanto que tivemos a presença de pessoas que são clientes da feirinha, participando ativamente”, disse a secretária.

Por sua vez, o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, acompanhado da primeira-dama, Vanda machado, esteve presente no encerramento das atividades, acontecido na tarde dessa terça-feira (28), nas instalações do IFPI e, na ocasião, falou desse encontro entre os profissionais: “É um prazer estarmos aqui neste feriado, podendo celebrar o encerramento de um curso muito importante que tem o objetivo de trazer, [fomentar] o empreendimento, o desenvolvimento e, também, incentivar o aproveitamento de vários tipos de frutas […] que serão industrializadas em nosso município”.

O curso de doces e geleias artesanais foi realizado numa parceria do SENAR-PI com a Prefeitura de Cocal, Instituto Federal do Piauí (IFPI), Cooperativa FRUTAMEL e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (STTRAF).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.