Governo inicia ligações da adutora de Luiz Correia no Carnaubal

 Governo inicia ligações da adutora de Luiz Correia no Carnaubal

Seis comunidades de Luís Correia são as primeiras beneficiadas com Adutora do litoral a partir desta sexta-feira(04)

A primeira ligação de água será realizada, nesta sexta-feira (04), na comunidade Carnaubal. A  Adutora do Litoral, obra que vai garantir o abastecimento hídrico em toda a região litorânea do Piauí, começa a virar realidade com ligações de água que estão sendo feitas em algumas comunidades do município de Luís Correia. A primeira será nesta sexta-feira (04),às 11h, na comunidade Carnaubal, e contará com a presença do governador do estado Wellington Dias, e do secretário da Fazenda e coordenador do PROPiauí, Rafael Fonteles, que farão visitas às obras de construção da adutora e às comunidades beneficiadas.

Além de carnaubal, nesta primeira etapa, os próximos beneficiados serão os moradores das comunidades Arrombado, Macapá, Maramar, Carapebas, Mexeriqueira e Sobradinho, que também passarão a contar com água limpa, de qualidade e pronta para o consumo diretamente em suas casas.

A Adutora do Litoral representa a maior obra hídrica do Estado no Norte do Piauí e recebe investimentos de R$ 70 milhões, recursos que vão transformar a realidade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida do povo piauiense que vive nas sedes e localidades dos municípios litorâneos de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia. A obra possui mais de 80 quilômetros de extensão da tubulação principal, partindo do bairro Pindorama, em Parnaíba, e já está com mais de 76% dos serviços executados.

“Ao passo que a adutora vai sendo implementada, nós já vamos deixando benefícios na rede preexistente que passa a receber melhorias e seguimos estendendo para outros povoados a rede de abastecimento. Depois de concluída, a adutora do litoral garantirá um incremento de mais 6 milhões de metros cúbicos de água na capacidade de reserva do sistema”, diz o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral.

Segundo o gestor, os próximos povoados a terem, ainda este ano, água com regularidade serão Barra Grande e Barrinha, no município de Cajueiro da Praia. Ilha Grande fecha o cronograma e finaliza todos os municípios do litoral contemplados com a rede de abastecimento.

O sistema da Adutora do Litoral possui, além da tubulação principal, quatro estações elevatórias, 14 unidades de reservatórios e uma unidade reservatório pulmão com capacidade de 3.540m³ de água. Desses reservatórios, nove já estão prontos. Estão em construção os reservatórios dos povoados Sobradinho e Camurupim. Nesse último também está sendo feita uma estação elevatória e está sendo finalizada uma estação elevatória de bombeamento no povoado Coqueiro.

O secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, que coordena o PRO Piauí, programa que implementou ações e otimizou esforços no sentido de permitir a execução dos serviços dessa e de outras obras importantes para o Estado, destaca que são muito positivos os impactos para a economia dos municípios beneficiados com essa estrutura e o alcance social da obra é amplo, com a melhoria da qualidade de vida da população de 200 mil pessoas que vivem na região.

“O turismo da região vive um momento muito próspero com a instalação de vários empreendimentos e será fortemente impactado com essas melhorias, pois os empreendedores locais terão segurança para ampliar os negócios, ofertar mais serviços e reforçar a capacidade para receber mais turistas. Os moradores das cidades do litoral piauiense também serão beneficiados com água tratada e abastecimento regular, fator que vai contribuir muito para a melhoria da qualidade de vida e saúde das pessoas”, ressaltou o secretário.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.