Governador sanciona Lei que cria área de preservação ambiental em Cajueiro da Praia

 Governador sanciona Lei que cria área de preservação ambiental em Cajueiro da Praia

Monumento da Itans

Foi publicado no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (10) a sanção da Lei Nº 7.747/2022, que cria o Monumento Natural Estadual das Itans em Cajueiro da Praia. O projeto, de autoria dos deputados Teresa Britto (PV) e Francisco Costa (PV), dispõe sobre a preservação de uma área de 57,61 hectares no município, além de garantir ações e investimentos em prol do meio ambiente na região.

O Monumento Natural das Itans tem por objetivo a preservação de sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica da região, além de preservar a geodiversidade e a integridade das formações dos Sambaquis presentes na Ponta do Socó e na praia das Itans; proteger os remanescentes florestais de mangue de botão associados a Foz dos Rios Timonha e Ubatuba, berçário do Peixe-Boi-Marinho, dentre outros.

Com a sanção da Lei, toda a extensão do mangue situado na região costeira do Monumento Natural das Itans é considerada zona de uso intangível devendo ser mantida em toda sua integridade, sendo expressamente vedada qualquer tipo de intervenção, construções de estruturas de apoio à pesca, bem como seu cercamento.


A deputada estadual Teresa Britto, coautora do projeto, considera esta Lei a mais importante que ela apresentou em prol do Meio Ambiente na Assembleia Legislativa. “Estamos falando de um patrimônio histórico-cultural muito diverso, que vai contribuir para a preservação de espécies raras da região, além do turismo sustentável e diversas ações em prol do meio ambiente. Já apresentei vários projetos ligados à preservação ambiental, mas este, sem dúvidas, é nossa maior conquista nesta área tão crucial desde o início do nosso mandato na Assembleia”, conclui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.