Projeto do Deputado Gessivaldo amplia doações de sangue nas escolas

 Projeto do Deputado Gessivaldo amplia doações de sangue nas escolas
A proposta do deputado Gessivaldo Isaías visa conscientizar os alunos sobre a importância da doação voluntária de sangue.

O deputado estadual Gessivaldo Isaias (Republicanos) pretende ampliar nos próximos dias, com o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas estaduais, a informação de que o governador Wellington Dias sancionou o Projeto de Lei de sua autoria que institui no âmbito do Estado do Piauí o Programa Doadores do Futuro, que tem por finalidade conscientizar todos os alunos da rede pública estadual de ensino sobre a importância da doação voluntária de sangue. A proposta agora virou a Lei 7.558, de 13 de agosto de 2021.

O Programa Doadores do Futuro consiste basicamente na promoção de campanhas, cursos e seminários para todos os alunos, familiares e a comunidade do entorno das escolas durante o período das aulas, com a colaboração de profissionais da saúde, principalmente da área de hematologia.

“A carência de sangue nos hemocentros é uma realidade em todo o País. Sabemos de diversos casos de familiares e amigos de pacientes que, aflitos, buscam doadores para atender casos de urgência e, muitas vezes, não os conseguem. A falta de sangue nos serviços de saúde no Brasil constitui-se em um sério problema da nossa saúde pública. Muitas cirurgias eletivas deixam de ser realizadas por falta de estoques de sangue’, diz o parlamentar.

Ele explica que a análise dos dados mostra que a doação voluntária de sangue no Brasil chega a 3,5 milhões de bolsas por ano, sendo uma quantia considerável que cobre parte da demanda, mas é inferior aos padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde, que no caso do Brasil seria de 5,7 milhões de bolsas por ano. Apenas 1,9% da população doa sangue, quando o ideal seria pelo menos 3%.

A pandemia do Covid-19 reduziu ainda mais o número de doadores e a campanha de conscientização dos jovens estudantes é primordial para que mais pessoas tenham a consciência de que a doação salva vidas. “Vamos fomentar a solidariedade na comunidade escolar, de forma a aumentar o número de doadores e assim superar a carência desse insumo fundamental aos serviços de saúde em nosso Estado”, encerrou.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.