PGJ empossa quatro novos Promotores de Justiça

 PGJ empossa quatro novos Promotores de Justiça

 

Quatro novos Promotores de Justiça Substitutos foram empossados, Hérson Luís de Sousa Galvão Rodrigues, Tiago Berchior Cargnin, Cleyton Soares da Costa e Silva e Nayana da Paz Portela Veloso. A solenidade foi realizada em formato híbrido, parte virtual, pela plataforma Teams, e presencial, no auditório da sede da instituição na zona Leste de Teresina.

O primeiro ato da cerimônia foi a formação da mesa de honra. Compuseram o dispositivo, o Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Alves de Moura, o Corregedor-Geral do Ministério Público, Luís Francisco Ribeiro, o Subprocurador-Geral de Justiça Institucional, Hugo de Sousa Cardoso, a Ouvidora do Ministério Público, Teresinha de Jesus Moura Borges Campos, o Diretor-Geral do Ceaf, Fernando Melo Ferro Gomes, o Presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Mário Alexandre Costa Normando, e o Secretário-Executivo de Governo da Prefeitura de Teresina, Michel Saldanha.

Após a formação da mesa, os presentes acompanharam o ingresso dos quatro empossandos no auditório do Ministério Público. A mensagem de saudação e abertura foi proferida pelo chefe do Ministério Público Estadual, Cleandro Moura.

Logo em seguida foram executados os ritos de imposição de beca aos Promotores empossandos (veste utilizada pelo integrante do MP durante a atuação em juízo); a leitura do termo de posse, executada pela Secretária-Geral, Everângela Araújo Barros Parente; a prestação de juramento; a assinatura do termo de posse e a entrega das identidades funcionais aos novos membros.

Por último, os participantes do evento ouviram os pronunciamentos dos integrantes da mesa de honra e do Promotor de Justiça Substituto Hérson Rodrigues, que falou ao público representando os demais empossados.

“Nosso sonho de sermos Promotores e Promotora de Justiça agora pertence ao Piauí, a quem serviremos com muito orgulho, amor e dedicação. Toda força de vontade que tivemos para hoje estarmos aqui agora será convertida em prol da população piauiense e do efetivo exercício das funções ministeriais. Ingressamos na instituição já com um espirito combatente, cientes de que encararemos numerosas batalhas pela frente”, afirmou Hérson.

O presidente da APMP, Mário Normando, e o Corregedor-Geral do MPPI, Luís Francisco Ribeiro, parabenizaram os Promotores Substitutos e desejaram sucesso na carreira. “Estamos à disposição para ajudá-los nessa empreitada de servir ao povo piauiense”, disse Presidente da APMP. “A Corregedoria será uma parceira de vocês. Sempre que desejarem, podem e devem nos procurar. Nossas portas estarão sempre abertas”, afirmou o Corregedor-Geral.

O Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, encerrou os pronunciamentos. “Sei bem que chegar até aqui exigiu renúncia, dedicação e comprometimento. Parabenizando-os, convido-os a juntos empreendermos outras jornadas de conquistas para a sociedade piauiense. Nós nos orgulhamos de cada um; acreditamos firmemente na possibilidade de trabalharmos juntos por uma sociedade melhor.  Este Ministério Público presta aos senhores e à senhora suas mais calorosas congratulações, dirigindo agradecimentos também aos seus familiares, porque deles, seguramente, é que partiu o apoio necessário para que vivêssemos este momento de alegria”, asseverou o chefe do MP do Piauí.

Na próxima segunda-feira, 04 de abril, será iniciado o curso de adaptação para os  Promotores Substitutos.   O primeiro encontro acontecerá no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Centro de Teresina. O curso é organizado pelo Ceaf (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional) em parceria com órgãos auxiliares do MPPI, como os Centros de Apoio e Grupos Especiais; e órgãos de execução, como as Promotorias de Justiça.

Fonte MPPI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.