Bárbara Soares critica Prefeitura por corte de verbas para Hospital São Marcos

 Bárbara Soares critica Prefeitura por corte de verbas para Hospital São Marcos

 

Em visita realizada nessa terça-feira (05) ao Hospital São Marcos, a médica e presidente do Movimento Jovens Progressistas, Bárbara Soares, pode conhecer as dificuldades do hospital e déficit financeiro. Na ocasião, Bárbara criticou o corte de recursos pela Prefeitura de Teresina para o tratamento das pessoas com câncer e reforçou a necessidade de aporte financeiro para manutenção dos serviços.

Desde o ano passado, o Hospital São Marcos enfrenta dificuldades e um déficit financeiro superior a R$ 2 milhões mensais. Com o impasse, o hospital tem reduzido a quantidade de atendimentos diários a pacientes com tratamento oncológico financiado pela Prefeitura.

“Como médica, avalio que a atual situação em que o hospital São Marcos se encontra é um pouco complicada. O hospital é referência no tratamento de câncer no Piauí e acoberta um total estimado em cerca de 99% dos tratamentos de câncer realizados. O São Marcos não tem, no momento, o financiamento dos órgãos municipais, o que é imprescindível para a manutenção dos serviços. Isso precisa ser conversado tanto com os órgãos estaduais, quanto municipais para resolver essa situação. Afinal, a maior prejudicada é a população”, disse.

Marcelo Martins, diretor técnico do Hospital São Marcos, ressalta os desafios enfrentados. “O São Marcos é um Hospital filantrópico, destinado a tratar os pacientes mais carentes com câncer e faz isso pelo SUS. Faz esse trabalho há quase 70 anos e está precisando de ajuda dos gestores públicos para continuar nessa missão, pois trata o câncer por uma tabela do SUS, uma tabela bastante defasada e que, infelizmente, se torna insuficiente para custear todo o tratamento de câncer. É necessária uma sensibilidade do governo estadual e municipal para auxiliar o São Marcos, para que assim possamos continuar a oferecer os serviços de tratamento tão importantes para nossa população mais carente”, afirma.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.