Morre em Teresina o médico fronteirense Dr. Edgar Pereira

 Morre em Teresina o médico fronteirense Dr. Edgar Pereira

Morreu na madrugada de hoje o conceituado médico e escritor Dr. Edgar Pereira, aos 96 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória, o mesmo era único filho homem de Norberto Ângelo Pereira e Antonia Batista de Sousa, sendo suas irmãs Joaquina(Quinô)in memoriam; Maria(Marieta)in memoriam; Neomísia; Francisca(Guidé) e Teresinha.

Estudou no Seminário dos Jesuítas de Baturité-Ce, onde andou quase se ordenando a padre, posteriormente, foi estudar em Recife-PE, onde formou-se em Medicina, especializando-se em Medicina Tropical. Foi o primeiro médico de Fronteiras-Pi, contribui para a construção do Açude Barreiras, pelo DNOCS; criação do FUNRURAL e também do HOSPITAL ESTADUAL NORBERTO ÂNGELO PEREIRA-HENAP, hoje municipalizado; também contribuiu de forma incisiva para convencer o Grupo João Santos a instalar uma fábrica de cimento em nosso município que se chama ITAPISSUMA.

Foi casado com Iara Moura Santos(in memoriam), com quem teve dois filhos: Edgar Filho(médico) e Lucine(Analista do TCE). Em Teresina foi um dos fundadores do SANDU; trabalhou muitos anos como médico do DNOCS, Cooperativa dos Rodoviários e também diretor do Hospital São Marcos, além de ter prestado relevantes serviços à comunidade teresinense como médico humanitário, salvando vidas. Era também um grande escritor com mais de uma dezena de livros publicados, muitos deles falando de sua terra amada com bastante propriedade e maestria. Pertencia a Academia Médica Piauiense e outras. Era um homem culto e amante da literatura que escreveu uma bela história como um cidadão interiorano que venceu na capital e deixou esse grande legado.

O velório acontece nesta manhã na PAX União, em Teresina, onde morava. O enterro será no cemitério Jardim da Ressurreição às 17h.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.