Deputados aprovam, em regime de urgência, criação da região metropolitana de Parnaíba

 Deputados aprovam, em regime de urgência, criação da região metropolitana de Parnaíba
Deputado B.Sá protestou pela tramitação do PL em regime de urgência
Na sessão da Assembleia Legislativa do Piauí, desta quarta-feira (26), os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei Complementar do Governo do Estado que cria a Região Metropolitana de Parnaíba (RMP) e o Conselho de Desenvolvimento da RMP. A matéria foi aprovada em 1ª e 2ª votação , com 17 votos favoráveis, e seguirá para sanção governamental.

O deputado B. Sá (Progressistas) protestou, durante a votação, dizendo que a matéria não exigia tramitação em regime de urgência, como foi proposto, pelos deputados Fábio Novo-PT e Francisco Costa-PT, e aprovado na sessão de terça-feira(26).

O projeto chegou à Casa e foi lido ontem. Nós não tivemos oportunidade de estudar a matéria. Nós estamos nos abstendo de debater e analisar os projetos de Governo e estamos servindo apenas como homologadores das decisões do Executivo”, disse B.Sá.

 O Projeto de Lei do Poder Executivo que cria a Região Metropolitana de Parnaíba (RMP) e o Conselho de Desenvolvimento da RMP, de acordo com parecer favorável apresentado pelo relator, deputado Francisco Limma (PT).

Francisco Limma disse entender algumas considerações feitas pelo deputado oposicionista, mas ressaltou que o requerimento de urgência aprovado ontem(26) em sessão plenária foi necessário devido à importância da criação da Região Metropolitana de Parnaíba para o desenvolvimento dos municípios litorâneos e do Piauí.

No relatório, Francisco Limma destacou os pontos principais do Projeto de Lei Complementar, dizendo que a RPM possibilitará uma ação integrada visando o planejamento e execução de políticas públicas de desenvolvimento sustentável dos municípios de Parnaíba, Luiz Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande do Piauí. O deputado do PT declarou que os projetos beneficiarão os municípios em todas as áreas, através de projetos sociais, econômicos, ambientais e de infraestrutura. Ele destacou que o Conselho de Desenvolvimento da RPM será formado por representantes do Governo do Estado, dos municípios e de entidades civis.

O Projeto de Lei Complementar foi aprovado em 1ª e 2ª votação e segue para sanção da governadora Regina Sousa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.