Dr. Pessoa entrega mais de quinhentos registros de imóveis no Parque Firmino Filho 

 Dr. Pessoa entrega mais de quinhentos registros de imóveis no Parque Firmino Filho 

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, entregou, na manhã desta segunda-feira (2), o registro de imóvel para 508 famílias que moravam em imóveis irregulares no Parque Firmino Filho, zona Norte da capital. A ação foi realizada, por meio do Programa Municipal de Regularização Fundiária (RegularizaTHE), íntegra o “Titula Brasil”, uma iniciativa promovida pelo Governo Federal.

“Com esse documento o morador vai poder dizer que o imóvel é seu. Além disso, poderá melhorar, ampliar ou até mesmo dar entrada no mercado financeiro caso queira tentar um empréstimo. Essa é uma ação da prefeitura, por meio de parceria com o governo federal. Hoje é só o pontapé inicial, pois estamos levando isso para todas as regiões da cidade, inclusive na zona Rural”, destacou Dr. Pessoa.

O presidente da associação de moradores do parque Firmino Filho, Raimundo Saraiva, lembra que a conquista do documento definitivo era uma luta da comunidade há mais de 16 anos. “Era muito tempo esperando por esse momento e o Dr. Pessoa tirou esse sonho do papel. Estamos muito felizes em ser a primeira comunidade da grande Santa Maria a receber o título de posse. Com esse documento em mãos, podemos dizer que a casa é nossa”, comemorou.

A ação também foi comemorada por Sônia Valério, dona de casa de 59 anos que mora no bairro desde a sua fundação. “É muito importante termos esse documento em mãos, que agora conseguimos graças a prefeitura. Isso é motivo de muito orgulho e agradecimento. Antes eu vivia insegura, com medo de perder a minha casa e sem saber se um dia poderia deixar ela regularizada para minhas filhas”, disse.

O cadastro dos imóveis de assentamentos e comunidades, nas zonas rural e urbana da capital piauiense, é realizado pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), por meio das equipes do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF). A expectativa é que, além do Parque Firmino Filho, outras regiões sejam contempladas nos próximos meses.

“Estamos transformando a vida dessas famílias que agora podem dizer que são donas das casas onde moram. Além disso, também fizemos a regularização fundiária da escola, do posto de saúde, da quadra poliesportiva, do mercado e até da igreja. Teresina tinha um deficit de 98 mil famílias em situação irregular, um problema que começamos a resolver e vamos avançar cada vez mais”, afirmou João Duarte, presidente da Eturb.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.