Marcelo Castro garante rigor e equilíbrio para o Orçamento de 2023

 Marcelo Castro garante rigor e equilíbrio para o Orçamento de 2023

 

Parlamentar piauiense foi escolhido como relator-geral da peça orçamentária

O senador piauiense Marcelo Castro (MDB) foi escolhido para ser o relator-geral do Orçamento da União em 2023. A escolha aconteceu durante a instalação da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional, nessa quarta-feira (04).

Em entrevista, Castro destacou que o peça orçamentária deve ser construída com rigor e equilíbrio, visto a crise financeira que o país tem enfrentado.

“Estamos muito felizes. Evidentemente, faremos todo o esforço para alocar bem os recursos públicos, num ano de dificuldade financeira que estamos passando, de um equilíbrio fiscal muito tímido, que estamos com déficit primário. Há oito anos que o Brasil não sabe o que é um orçamento equilibrado, nem um superávit primário e, naturalmente, numa situação dessa temos que ter todo rigor para alocar os recursos com o maior critério possível em favor da população e do nosso país”, disse.

Castro também explicou que o projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) deve ser enviado pelo governo federal ao Congresso até 31 de agosto, e só então será analisada e aprovada pela Casa.

“Não sabemos ainda qual é a proposta que o governo vai enviar para que a gente possa debruçar sobre esses números e, evidentemente, fazer modificações que julgarmos que sejam necessárias. Naturalmente, dentro de uma ampla composição com toda a Comissão, com os líderes partidários, tanto da Câmara como do Senado. O orçamento só vai valer quando ele for aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente da República”, explicou o parlamentar.

Vale lembrar que Castro já presidiu a Comissão de Orçamento do Congresso em 2019, seu primeiro ano como senador da República pelo Piauí.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.