Deputados homenageiam profissionais de enfermagem

 Deputados homenageiam profissionais de enfermagem
A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Coronel Carlos Augusto (MDB)

A Assembleia Legislativa do Piauí realiza, nessa terça-feira (10), sessão solene em alusão à Semana da Enfermagem. O evento acontecerá no Plenário Dep. Waldemar Macedo, a partir das 10 horas, com a participação de representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí, da Associação Brasileira de Enfermagem e da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras.

A solenidade foi proposta pelo deputado Coronel Carlos Augusto (MDB), autor da Lei nº 7.412/20, que incluiu a Semana Estadual da Enfermagem, comemorada de 12 a 20 de maio, no Calendário Oficial de Eventos do Estado. “A enfermagem ganhou indizível destaque, considerando a emergência em saúde pública causada pela covid-19. Esses profissionais enfrentam não somente a doença que acomete os pacientes, mas também condições insalubres de trabalho, baixos salários e falta de reconhecimento”, afirma Carlos Augusto.

O parlamentar também é autor do indicativo que deu origem à Lei nº 7.724, de janeiro deste ano, responsável por delimitar, em até 30 horas semanais, a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem integrantes da Administração Pública Direta e Indireta Estadual. O deputado destaca que essa era uma reivindicação antiga e que pode ser considerada a lei mais importante para a categoria aprovada nas últimas décadas pelo legislativo estadual.

Em 2021, o deputado Carlos Augusto já havia conquistado a sanção da Lei nº 7.532, conhecida como lei do descanso digno para profissionais da enfermagem, pois obrigada as unidades de saúde a disponibilizarem ambiente adequado de repouso para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem durante o horário de trabalho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.