Prefeitura comemora Dia do Meio Ambiente com feira sustentável

 Prefeitura comemora Dia do Meio Ambiente com feira sustentável

Iniciativa que promete ser marcante na nova gestão da Secretaria do Meio Ambiente, SEMAM, a primeira edição da EcoThe, feira ecológica realizada pela secretaria, ocorre neste domingo, 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Realizada pela Prefeitura e SEMAM, com apoio da Secretaria de Educação, SEMEC; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SEMDEC; plataforma Mobieduca.Me e Solar Machado Engenharia, a I Feira Ambiental da SEMAM acontece no Parque Matias Matos, no Mocambinho, em dois turnos, de 8h às 11h, e de 16h às 20h.

Conhecido também como Lagoa do Mocambinho, o parque de cerca de 4,9 hectares vai sediar uma programação que inclui desde a solenidade de abertura, com a presença de autoridades, até uma caminhada coletiva, passando por um campeonato de futebol infantil, show musical, exposição de artesanato sustentável e, a grande atração, a feira propriamente dita.

Serão 20 estandes de empresas, entidades e ONGs, apresentando projetos de todos os portes com um ponto em comum: a preocupação com o futuro do nosso planeta. O projeto de compostagem Somos do Sol, por exemplo, oferecerá soluções deste método de reciclagem de resíduos sólidos orgânicos que se adequam desde a uma empresa até a uma pessoa que mora sozinha.

Descontos e lâmpadas de graça

Já a Equatorial Piauí vai oferecer dois serviços que devem movimentar o seu estande, que funcionará de 16h às 20h. O Programa E+ Reciclagem fará a troca de materiais recicláveis – papel, plástico, metal, eletrônicos, óleo de cozinha usado, etc. –, por descontos na conta de luz. O E+ Comunidade aceitará lâmpadas usadas ou queimadas em troca lâmpadas LED novas.

O espaço do INDAMA inovará com a compra de óleo de cozinha usado (por quilo, o que equivale a cerca de 900ml) a R$1,50. E no estande da OAB Piauí o visitante poderá trocar 1kg de ração pet (para gatos ou cachorros) por mudas frutíferas. A ração arrecadada será distribuída para ONGs da região. Os voluntários da OAB estarão ainda divulgando ações ligadas à causa animal, com participação de funcionários da SEMAM.

O clima de consciência coletiva em prol de um mundo mais sustentável se estende ao longo da semana com uma programação que vai até a quinta-feira, dia 9. Na agenda, mutirão voluntário de limpeza no Rio Parnaíba, trilhas no Parque da Cidade e plantio em escolas, entre outras atividades em várias regiões da cidade.

“É uma união parcerias que resultou em uma feira de formato moderno e acolhedor. Fizemos questão de manter o caráter educativo, mas sem perder o lado lúdico, interativo e mesmo divertido, para atrair todas as gerações. Muito disso deve-se aos esforços do nosso Núcleo de Educação Ambiental, na pessoa da professora Naisis Castelo Branco, que concebeu o projeto desde o início”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Luis André de Arruda Mont’Alverne.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.