Plano de turismo de Teresina foi aprovado

 Plano de turismo de Teresina foi aprovado

Os Representantes de diversos segmentos públicos e privados, que compõem o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), aprovaram, nessa quinta-feira (9), o novo Plano Municipal de Turismo de Teresina. A votação ocorreu durante a 36ª Assembleia Ordinária do Colegiado, presidida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Marcelo Eulálio, realizada no auditório do Luxor Hotel, localizado no Centro da capital.

Durante a reunião, também foi prestado conta junto aos conselheiros dos resultados obtidos em eventos como: Bolsa Nacional de Turismo (BNT Mercosul) e reunião com representantes da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR), ambos realizados em Santa Catarina (SC) e que contou com a participação de representantes da SEMDEC.

“Na reunião da ANSEDITUR, onde sou diretor para o Nordeste, pude compartilhar a experiência da criação da Rota Turística dos Sítios de Teresina com os secretários de turismo de vários municípios do país. esclarece Marcelo Eulálio.

Durante a BNT Mercosul, foram contatados operadores de turismo, agentes de viagens, jornalistas especializados, blogs e TVs para a montagem de um Famtour (Viagem de Familiarização) para apresentação do mercado de Teresina com foco no Turismo Rural.

O secretário abordou a avaliação de outro evento, que também contou com o apoio e participação da SEMDEC: o projeto Entre Rios. “Foi um evento muito importante para a cidade de Teresina e que precisa ser cada vez mais fortalecido para que marque presença no calendário da capital e atraia mais e mais turistas”, afirma.

Participaram da reunião os representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), SENAC, SEBRAE, Fundação Municipal de Cultura, ABBTUR, Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), ABBTUR, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), SETUR, dentre outros.

O último plano de Teresina, para PDITS, tem mais de dez anos de elaborado, por isso foi preciso ajustar muito do que mudou nesses anos. Com isso, Teresina terá uma perspectiva mais realista para enfrentar a recuperação da atividade turística, afetada pela pandemia. Após a aprovação do conselho, o plano segue para o aval final do prefeito Dr. Pessoa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.