ALEPI homenageia Polícia Militar pelos 187 anos em sessão solene

 ALEPI homenageia Polícia Militar pelos 187 anos em sessão solene

 Antes da sessão, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Scheiwann Scheleiden Lopes da Silva, o deputado estadual Coronel Carlos Augusto e o deputado federal Fábio Abreu participaram de solenidade que entregou duas motocicletas, 60 coletes balísticos, 4 coletes reflexivos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para Companhia de Guarda da Assembleia Legislativa, que foram adquiridos com ajuda de recursos provenientes de emendas apresentadas pelos parlamentares piauienses.

Segundo a capitã-PM Luciana Leão, chefe da Companhia de Guarda da ALEPI, os equipamentos serão usados na Guarda da Casa Legislativa e também nas comunidades próximas.

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene, nesta quinta-feira (23), em comemoração aos 187 anos da Polícia Militar do Piauí, atendendo solicitação do deputado Coronel Carlos Augusto (MDB). Ao discursar na oportunidade, o comandante-geral da PM-PI, coronel Sheiwann Scheleiden Lopes da Silva, agradeceu aos deputados estaduais por destinarem recursos para compra de 340 motocicletas para melhorar a segurança pública no Estado.

Ao abrir a sessão solene, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), convidou para a mesa de honra o deputado federal Fábio Abreu (PSD), o comandante geral da PM-PI, coronel Sheiwann Lopes, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José de Arimateia Rego de Araújo, e o pastor João Batista.

CONCURSADOS – O coronel Sheiwann Lopes afirmou que era uma honra e uma satisfação participar da sessão solene em homenagem à PM-PI, assinalando que a corporação conta atualmente com mais de 5.900 policiais atuando em todos os 224 municípios do Estado. Ele anunciou que no final de setembro a PMPI receberá mil novos soldados e 40 oficiais que foram aprovados em concurso público realizado pelo Governo do Estado.

“Temos hoje 1.626 viaturas, sendo 834 no interior. O certo é que em cada município existe pelo menos uma viatura nova para servir a sociedade piauiense”, declarou o coronel Sheiwann Lopes dizendo que o Plano de Ações Estratégicas da PM-PI vem possibilitando o combate à criminalidade, a melhoria da qualidade de vida do policial e de sua família, bem como a reforma da estrutura dos batalhões existentes no Estado.

O coronel Sheiwann Lopes disse que a segurança pública continuará melhorando com o lançamento do policiamento através do uso de motocicletas e bicicletas e pediu uma salva de palmas para os deputados estaduais que liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, destinaram recursos para a compra de motocicletas para a PM-PI.

Após a execução do Hino do Piauí pela Banda de Música da Polícia Militar, o coronel Carlos Augusto, que estava fardado, agradeceu a todos os militares que dedicaram e dedicam suas vidas à PM-PI e disse que ficou feliz com as declarações do comandante Sheywann Lopes sobre a modernidade da corporação e sua integração com a comunidade.

“Me alegra ver que a PMPI tem andado a largos passos e tem tido muitas conquistas. Aqui aprovamos leis que têm contribuído para que a PM-PI pudesse chegar aonde se encontra. Me sinto honrado por estar nesta Casa e de ser a voz da segurança pública nesta Casa”, declarou ele.

Carlos Augusto afirmou ainda que “aprovamos emenda constitucional que tirou o redutor constitucional dos salários dos militares e hoje agradeço a todos os deputados e deputadas pelo apoio aos encaminhamentos feitos para melhorar a vida da sociedade e dos policiais militares”.

O parlamentar emedebista disse que “sou o primeiro deputado estadual da história da PMPI e tenho sempre o compromisso de continuar ajudando a PM-PI e aos militares”.

O presidente Themístocles Filho disse que “vamos colocar emendas de bancada no orçamento do Estado para 2023 com recursos para ajudar a população do Piauí, como já é feito no Congresso Nacional”.

O deputado federal Fábio Abreu parabenizou a Assembleia Legislativa pela sessão solene em homenagem à PM-PI e pela aprovação de leis que contribuem para a melhoria da atuação da Polícia Militar e da segurança pública. “Vamos entregar equipamentos para o Corpo de Bombeiros, fruto de emenda parlamentar de R$ 1 milhão de minha autoria”, assinalou ele.

Fábio Abreu frisou que “tenho gratidão e orgulho de pertencer a esta corporação. Muitas coisas podemos comemorar nos 187 anos da PM-PI com a aprovação das leis pela Assembleia Legislativa, por isso é importante termos representação nas casas legislativas. Espero que tenhamos mais militares na Assembleia Legislativa representando os piauienses”.

No encerramento da sessão solene, a Banda de Música da Polícia Militar executou o Hino da PM-PI e foi entoada a canção Aleluia pelo sargento Rômulo. O deputado Carlos Augusto convidou os presentes para um coquetel no salão nobre do Palácio Petrônio Portella, sede do Poder Legislativo.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.