CNI ouve propostas dos candidatos a Presidente do Brasil

 CNI ouve propostas dos candidatos a Presidente do Brasil

Robson Andrade ouviu o presidente Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet

Durante abertura do Diálogo da Indústria com os Pré-Candidatos à Presidência da República, realizado pela CNI nessa quarta-feira (29) em Brasília, Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria apresentou as propostas do setor para o próximo governo.

Diante de mais de 1,2 mil empresários, Robson Braga de Andrade, defendeu uma política industrial moderna, pautada nos investimentos em inovação e tecnologia e na agenda do clima, para o país ter ganhos na produtividade e competir no mercado internacional.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que seu governo criou segurança jurídica para o país avançar. Ele enfatizou que mais de 20 mil normas sem eficácia foram revogadas desde que assumiu o cargo. Bolsonaro mencionou também que houve avanços em normas trabalhistas, na área de infraestrutura, na política econômica e na desburocratização de regras. Ele disse ainda que, caso reeleito, vai criar um ministério específico para a indústria e comércio no próximo mandato.

O pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) afirmou que sem uma indústria de transformação forte, que é a base da passagem do Brasil para a economia do conhecimento, não existe desenvolvimento. “Sem uma indústria poderosa, que lidere o centro da estratégia de desenvolvimento do país, nenhuma nação se desenvolveu”, afirmou. A premissa do seu projeto de desenvolvimento tem três passos. Primeiro, aumentar o nível de formação bruta de capital dos atuais 15% para 22%. Segundo, recriar o Ministério de Indústria e Comércio e assinar um pacto de cooperação entre governo e setor privado para hierarquizar o que precisa ser feito em tempos de escassez de dinheiro público. Por fim, ampliar o investimento em educação básica e superior e em ciência, tecnologia e inovação. O pré-candidato defendeu, ainda, o fim da reeleição.

A pré-candidata à Presidência da República Simone Tebet (MDB) prometeu que a reforma tributária sobre o consumo será aprovada pelo Congresso Nacional nos seis primeiros meses de governo, se ela for eleita. A senadora reconheceu a relevância do setor produtivo para a retomada do crescimento do Brasil e destacou a importância da consolidação de uma política de desenvolvimento industrial coordenada pelo governo federal com metas claras e alinhada às melhores práticas internacionais e à economia de baixo carbono.

O evento contou com a participação de representantes das 27 federações estaduais e de associações setoriais da indústria.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.