Assistência psicológica de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento é diferencial no tratamento

 Assistência psicológica de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento é diferencial no tratamento

Capacitação constante de profissionais da saúde mental para boa prática clínica direcionada ao público infantojuvenil deve ser impulsionada

Negligência, violência ou abandono pelos pais estão entre as causas do afastamento da criança ou adolescente de sua família por medida judicial. Dados da pesquisa “Unidade de Acolhimento e Famílias Acolhedoras”, articulada pelo Conselho Nacional de Justiça com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), apontam que das aproximadamente 30 mil crianças em situação de acolhimento em abrigos ou em famílias acolhedoras no Brasil, 33,8% têm entre 0 e 6 anos. Por isso, é importante que os profissionais da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, saibam acolher adequadamente o público infantojuvenil que vivencia essa situação.

Nesse contexto, o MTS Instituto (Método, Técnica e Saúde) direciona sua atenção para a capacitação de profissionais da saúde mental ao promover o curso “Manejo com Crianças e Adolescentes em Serviços de Acolhimento”, a ser realizado nos dias 5 e 6 de agosto, de forma virtual. Os objetivos dos encontros online são preparar, orientar e impulsionar a atuação desses profissionais de maneira eficaz ao reforçar a necessidade de se trabalhar aspectos multidisciplinares e interdisciplinares nas suas abordagens para com esse público.

A psicóloga e organizadora do curso, Kalina Galvão, destaca que para o bem-estar mental das crianças e adolescentes deve-se levar em consideração diferentes aspectos, como a estrutura familiar, as vivências e realidades. “Enquanto profissionais da saúde mental devemos manter a escuta atenta e orientar este público de maneira humanizada e acolhedora. Sem julgamentos. Na nossa prática diária precisamos entender as crenças de cada família da qual a criança/adolescente faz parte; compreender os limites da realidade delas e, o mais importante, não julgar. Temos que acolher”, ressalta.

A reflexão da relação entre a psicologia e assistência social tem sido cada vez mais frequente e necessária, principalmente nesses casos. Kalina acrescenta que é imprescindível os profissionais estarem alinhados às questões sociais das crianças, adolescentes, família e como isso se relaciona com a subjetividade do público infantojuvenil. “Qual o nosso papel diante da assistência social de alta e média complexidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade? Elas tiveram seus direitos violados, estão em situação mental fragilizada e estado emocional vulnerável”, convida à reflexão.

O curso será conduzido pela psicóloga Hivana Raelcia Fonse, que tem experiência em Política Públicas, especialmente Assistência Social e Saúde. Ela ainda pesquisa sobre Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, Serviços de Acolhimento, Família e Negligência. Quanto aos módulos, o curso será dividido em três partes: A Psicologia na Proteção Social Especial de Assistência Social de Alta Complexidade; Aspectos Psicossociais da Criança e do Adolescente em Serviço de Acolhimento e Estratégicas de Manejo com Crianças e Adolescentes em Serviço de Acolhimento. Siga as redes sociais @mtsinstituto e saiba como participar.

O MTS Instituto é desenvolvido pelas empreendedoras Kalina Galvão e Naila Fortes, tendo como objetivo disseminar o pensamento de que ensinar vai além de transmitir conhecimentos, já que envolve uma série de práticas complementares e adoção de um olhar humanizado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.