Naiara Moraes discute Transporte coletivo nesta sexta(22) na Ladeira do Uruguai

 Naiara Moraes discute Transporte coletivo nesta sexta(22) na Ladeira do Uruguai
A advogada e pré-candidata a deputada estadual Naiara Moraes realizará uma mobilização para debater o transporte coletivo no Piauí, municipal e intermunicipal. A ação acontecerá em dois momentos:

O objetivo é abrir espaço para que a população apresente suas percepções a respeito das políticas públicas de mobilidade urbana, uma das bandeiras da pré-candidata.

Naiara Moraes realizará ação para discutir sobre o transporte público no PiauíA advogada e especialista em políticas públicas Naiara Moraes promoverá, nesta semana, a ação “Vem falar sobre transporte no Piauí”. A mobilização acontecerá em dois pontos de Teresina e o objetivo é ouvir as demandas da população, presencialmente e por meio de consulta pública online, bem como mostrar que o transporte coletivo deve ser priorizado como política pública.A discussão será expandida para a situação do transporte público intermunicipal e interestadual e, em razão disso, o movimento também estará na Rodoviária da Ladeira do Uruguai, na sexta-feira (22), a partir das 10h.“As políticas de mobilidade urbana devem ser tratadas de forma sistemática e atendendo aos anseios da população. Em nosso cotidiano, observamos as dificuldades de locomoção e alto custo que o transporte tem promovido. Devido a isso, é preciso que o poder público torne esse mercado diversificado, garantindo o bem-estar social e a qualidade desse mercado”, defende Naiara Moraes.Ainda de acordo com a pré-candidata a deputada estadual, o ato ocorrerá no momento em que a sociedade deseja ser ouvida, apresenta demandas e questiona as melhorias no sistema de transporte. Usuários de ônibus e de metrô, pessoas que utilizam veículo próprio, trabalhadores do setor transporte, motoristas de aplicativos, taxistas, mototaxistas, entre outros grupos, estão convidados para participar.Relevância da discussãoEm âmbito nacional, o novo marco legal do transporte público está em discussão e apresenta mudanças para o setor de transporte, incluindo a Política Nacional de Mobilidade Urbana. O marco estabelece medidas para reduzir o impacto econômico e financeiro e também cria um ambiente regulatório, que implemente políticas de mobilidade sustentáveis e com contratos de concessão aprimorados.No Piauí, a governadora Regina Sousa (PT) sancionou, recentemente, a lei que prorroga por 10 anos a permissão para o transporte intermunicipal continuar funcionando no estado. A medida que atende à exigência do artigo 175 da Constituição Federal beneficia passageiros de diversas cidades e preserva permissões outorgadas por meio de licitação.Além disso, o projeto de Lei n° 55 de 18 de abril de 2022, de autoria do deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade), sugere a concessão de meia passagem para estudantes universitários no sistema de transporte coletivo intermunicipal. O desconto deve ser assegurado para estudantes de renda familiar inferior a três salários mínimos, no percurso entre Teresina e municípios do interior do estado.Naiara Moraes apresenta a mobilidade humana como uma das bandeiras de sua pré-candidatura e sugere a expansão das iniciativas em andamento. “As viagens gratuitas no transporte municipal e intermunicipal, por exemplo, também podem contemplar outros públicos além dos estudantes universitários, como pessoas que estejam em situação de desemprego e vulnerabilidade social”, finaliza.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.