Warning: Illegal string offset 'single_ad_enable' in /home/politicapiaui/www/wp-content/themes/digiqole/core/hooks/blog.php on line 159

Warning: Illegal string offset 'single_ad_position' in /home/politicapiaui/www/wp-content/themes/digiqole/core/hooks/blog.php on line 161

Warning: Illegal string offset 'single_ad_enable' in /home/politicapiaui/www/wp-content/themes/digiqole/core/hooks/blog.php on line 222

Warning: Illegal string offset 'single_ad_position' in /home/politicapiaui/www/wp-content/themes/digiqole/core/hooks/blog.php on line 224

Justiça Eleitoral incentiva inscrições de Mesários Voluntários

 Justiça Eleitoral incentiva inscrições de Mesários Voluntários

Em 1996 a urna eletrônica de votação começou a ser utilizada em algumas cidades e capitais do Brasil, e no ano de 2002, se tornou uma realidade em todo o país. Também foi em 2022 a estréia da professora Iane de Oliveira, de 47 anos, como mesária na cidade de Rodeio Bonito, interior do Rio Grande do Sul.

Iane Oliveira explica que, vinte anos atrás, aquela nova realidade, trazida com as urnas eletrônicas de votação, substituindo as antigas urnas de lona na captação dos votos, exigiu um treinamento adequado para que as mesárias e os mesários voluntárias/voluntários e também convocadas/convocados transmitissem à população as orientações necessárias. “A gente tinha o conhecimento, mas as pessoas que iam lá votar não tinham esse mesmo conhecimento. Era uma tecnologia nova, então a gente conseguiu passar para eles tudo isso de bom. Víamos a felicidade no rosto das pessoas na hora de conseguir votar”, lembra a veterana mesária.

Essa satisfação, lembrada por Iane, ocorria especialmente ao presenciar as pessoas idosas, com deficiência ou com dificuldade de mobilidade conseguindo votar. “Elas se sentiam muito contentes na hora em que ouviam o sinal sonoro da urna eletrônica, ao final, com o voto comprovado. Isso foi muito positivo para mim e para todos os meus colegas mesárias/mesários, que conseguimos êxito nessa interação e orientação a eleitora e ao eleitor, no meu caso logo na primeira eleição com mesária e lidando com a urna eletrônica”, analisou.

A sensação foi tão boa que ela passou a se voluntariar nos anos subsequentes. “Eu achei que tinha muito a contribuir para que a democracia realmente aconteça”, relata a mesária. Aliada a essa importante missão, está a alegria de ter seu trabalho reconhecido. “É muito satisfatório quando as pessoas chegam e nos parabenizam, quando dizem: ‘Que bom que você está fazendo esse trabalho!’”, relata a mesária.

Parceria

Transmitir as informações corretas e a segurança que o trabalho exigia quando os equipamentos também eram uma novidade para a equipe foi um desafio – superado com a parceria entre os colegas. “Sabíamos, como mesárias/mesários, que tudo deveria ser feito da melhor forma possível para que o pleito ocorresse corretamente, para que a democracia fosse exercida da forma mais natural possível. Mesmo que a gente tivesse com medo, a gente deveria fazer tudo dentro do nosso alcance. Então, a gente se ajudava muito entre os mesários para que isso ocorresse”, conta Iane.

Incentivo

Para quem está pensando em se voluntariar ou recebeu uma convocação, ela tem uma mensagem: “No momento em que estiver lá e vir que aquelas pessoas que não têm mais necessidade de votar, por exemplo, acima dos 70 anos ou pessoas bem doentes, com dificuldade de mobilidade, vão lá para exercer a sua cidadania e dizem que estariam indo lá votar até o final das suas vidas, então, você percebe isso e pensa: ‘Se essas pessoas fazem isso pelo seu país, pelo processo eleitoral, para escolher seus governantes, por que eu como mesário que fui convocado não posso doar um pouco do meu tempo?’”, pondera.

Série Mesários – A JE mora ao lado

Essa história faz parte da série: Mesários – a Justiça Eleitoral mora ao lado.

Os textos estão sendo publicados a partir de fevereiro deste ano, mês em que a Justiça Eleitoral comemorou 90 anos.

A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.

Fonte: TSE com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *