Federação dos Jornalistas inicia eleição hoje(26) com chapa única

 Federação dos Jornalistas inicia eleição hoje(26) com chapa única
No Piauí, dos 2.512 jornalistas registrados no Ministério do Trabalho, apenas 72 estão aptos a votar

Apenas uma chapa vai participar da eleição direta para a escolha da nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ),  26, 27 e 28 de julho. Encabeçada pela jornalista Samira de Castro, do Ceará, a chapa denomina-se “Unidade na luta – Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia” e tem representantes de todas as regiões do país e da maioria dos Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação. O presidente do Sindicatos Jornalista do Piauí, jornalista Luiz Carlos Oliveira, compõe a chapa no Conselho Fiscal.

No mesmo período e em eleição conjunta, também serão eleitos os novos membros da Comissão Nacional de Ética (CNE). As candidaturas, nesse caso, são individuais e seis jornalistas se inscreveram para o pleito. Serão eleitos(as) cinco titulares, pela ordem de votação, e o(a) candidato(a) menos votado(a) ficará na suplência.

A FENAJ é a única federação sindical que faz eleições diretas para eleger sua diretoria e a Comissão Nacional de Ética. Neste ano, a novidade é que a votação será totalmente eletrônica e on-line. As eleições são coordenadas pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN), eleita pelo Conselho de Representantes (instância da Federação composta por um representante de cada Sindicato filiado e superior à Diretoria).

A chapa “Unidade na Luta – Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia” é composta por 32 membros, distribuídos entre diretoria executiva, vices-regionais e secretarias. Também integra a chapa, segundo o Estatuto da FENAJ, os três membros que vão compor o Conselho Fiscal. Já a CNE é constituída por cinco integrantes, podendo ter igual número de suplentes. Veja, abaixo, as nominatas.

Quem vota

É eleitor(a) todo(a) jornalista sindicalizado(a) em dia com sua mensalidade sindical. Pelo Regimento Eleitoral, o(a) profissional que estiver com mensalidades em atraso deve procurar seu Sindicato para quitar o débito até o dia 6 de julho, ou seja, 20 dias antes do início das eleições. Para receber o link de acesso ao sistema de votação, o(a) jornalista deve manter seu e-mail atualizado junto ao seu Sindicato de origem.

A presidenta da FENAJ, Maria José Braga, disse que a FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas estão tomando todas as medidas para garantir o direito ao votar a todos(as) jornalistas aptos a votar. Ela pede à categoria para atualizar seus dados junto aos Sindicatos e também chama os (as) jornalistas não sindicalizados a se sindicalizarem e a participar das eleições.

“Em nome da CEN, conclamo jornalistas de todo o Brasil a participarem ativamente desse momento histórico de nossa Federação e que possamos dar ao país uma lição de democracia e civilidade”, convida o presidente da Comissão Eleitoral, jornalista José Carlos Torves.

Confira quem integra a chapa “Unidade na luta”

Diretoria Executiva 

Presidência – Samira de Castro (CE)

Primeira Vice-presidência – Paulo Zocchi (SP)

Seis jornalistas apresentaram suas candidaturas individuais à Comissão Nacional de Ética. 

A eleição segue de forma virtual até quinta-feira(28).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.