Balé da Cidade estreia espetáculo gratuito no Teatro João Paulo II

 Balé da Cidade estreia espetáculo gratuito no Teatro João Paulo II

O Balé da Cidade de Teresina irá estrear nesta sexta-feira(05), às 19h, no Teatro João Paulo II, que fica localizado no bairro Parque Ideal, na zona Sudeste de Teresina, o espetáculo “Arpejos”, de coreografia de José Nascimento. A estreia é gratuita e acontece dentro do projeto da companhia Balé da Cidade Convida, onde compartilhará o palco com o Centro de Dança Mariana Alves – CDMA.

De acordo com José Nascimento, o trabalho com Arpejos teve início em 2019, mas, por conta da pandemia, a companhia teve de suspender as atividades, pausando também o processo de criação desse trabalho. Ele conta que Arpejos é inspirado no jazz e que são partituras musicais, onde os bailarinos interpretam notas de uma mesma melodia, as notas trazem intensidade e estão em constante movimento se deslocando pelo espaço em looping.

“A coreografia é em cima de uma pesquisa chamada a fórmula do sensível, que é baseada em pontos: pontos, no espaço, no corpo, um com o outro, contato e contrapeso. A coreografia vai acontecendo e criando deslizes de corpos e notas”, explica o coreógrafo José Nascimento.

O Centro de Dança Mariana Alves – CDMA irá apresentar seu espetáculo Miscelânea, que é uma coletânea de trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Cia CDMA ao lado do Grupo Juvenil, um projeto paralelo que o Centro de Dança Mariana Alves desenvolve com alunos que se dedicam em aulas extracurriculares para aprimoramento e criação. As apresentações trazem a proposição de apresentar os repertórios da companhia e também dialogar com diferentes grupos e artistas da cidade, criando contextos de apresentação, de troca entre os grupos e trabalhando também formação de público e democratização do acesso à cultura.

Além de suas apresentações, o Balé da Cidade de Teresina também atua diretamente na formação profissional de jovens e adultos através de cursos e palestras realizados em diversos pontos de Teresina. Para acompanhar as ofertas de cursos e a agenda de apresentações da companhia, basta acessar o site cultura.pmt.pi.gov.br ou seguir a página @cultura_the no Instagram.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.