TSE avança no combate às fake news e as denúncias aumentam

 TSE avança no combate às fake news e as denúncias aumentam

No Piauí, a candidata a governadora do Estado, Gessy Lima-PSC move ação na justiça por fake news, depois da campanha difamatória feita nas redes sociais pela, também, candidata a governadora do Piauí, Ravenna Castro-PMN.

período eleitoral traz diversas preocupações e as Fake News sempre são destaques nas áreas do Direito Digital. Este ano, para combatê-las, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou as páginas Fato ou Boato e Urna Eletrônica, firmou compromisso com as principais plataformas e atualizou seu chatbot – assistente virtual criado em parceria com o WhatsApp. “O TSE entendeu o grande desafio de fiscalizar e julgar as eleições atuais”, diz Marcelo Crespo, coordenador do curso de Direito da ESPM. “A tecnologia e formas de comunicação estão mais avançadas e presentes em nossas vidas do que nas eleições passadas”, complementa.

Para Crespo, apesar das mudanças e das regras da eleição, que podem ser conferidas no site do TSE, não significa que o pleito acontecerá sem problemas. A polarização e disputa em clima de tensão é esperado que demandas cheguem ao Judiciário.

Marcelo Crespo,  especialista em Direito Digital e coordenador do curso de Direito da ESPM, está à disposição para entrevistas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.