Neste sábado(24) tem Drive-Thru de Coleta Seletiva na zona sudeste

 Neste sábado(24) tem Drive-Thru de Coleta Seletiva na zona sudeste

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretária de Desenvolvimento Urbano (SEMDUH), realiza, neste sábado (24), a 5ª edição do Drive-Thru da Coleta Seletiva, que acontecerá no estacionamento do Teatro Municipal João Paulo II, localizado na avenida Joaquim Nelson, 1885, bairro Redonda, zona Sudeste da capital, das 8h às 12h.

O evento tem como objetivo orientar e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem para diminuição dos impactos ambientais na sociedade, além de ensinar a população a separar seus resíduos de forma correta.

“O drive thru da coleta seletiva é de grande importância para conscientizar nossa população da necessidade de praticar a separação e a correta destinação dos resíduos sólidos. Além de recolhermos esses materiais em troca de brindes, também explicamos como funciona a coleta seletiva e os benefícios obtidos tanto para o meio ambiente, quanto para a comunidade e para o poder público”, declara o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira.

Durante o drive, equipes do Consórcio Teresina Ambiental (CTA) vão orientar os participantes em relação à coleta seletiva. Haverá ainda brincadeiras para crianças e troca de material reciclável por mudas de plantas ou brindes artesanais.

Na última edição do Drive Thru, a SEMDUH recolheu 420 quilos de papel, 40 quilos de plástico, cinco quilos de metal e 230 quilos de vidro, totalizando 695 quilos de material reciclável. Ao todo, a população recebeu 150 mudas de plantas frutíferas e ornamentais e 216 brindes. Os resíduos recebidos foram encaminhados para a Cooperativa Emaús, para o processo de reciclagem.

Como separar seus resíduos recicláveis?

Plástico: Lave-os para que não sobrem restos do produto, principalmente no caso de detergentes e shampoos, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material. No caso de embalagens com tampas, retire-as.

Vidros: Lave-os e retire as tampas ou rolhas. Não são aceitos vidros quebrados na coleta seletiva.

Metais: Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento.

Papéis: Podem ser guardados diretamente em sacos plásticos.

Como separar o lixo doméstico?

Não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.

Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores. Os papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.