Teresina tem dezesseis finalistas no projeto Respeito às Diferenças

 Teresina tem dezesseis finalistas no projeto Respeito às Diferenças

 

Alunos de Teresina (PI) escreveram e narraram cartas sobre temas como diversidade, racismo e bullying. Produções audiovisuais das crianças estão no site do projeto e suas cartas e ilustrações serão publicadas em livro

A cidade de Teresina (PI) tem 16 crianças de 8 escolas públicas da cidade representando o município na fase final do projeto Respeito às Diferenças. O projeto é uma iniciativa educacional para desenvolver habilidades de leitura e escrita, de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao mesmo tempo que promove a reflexão sobre diversidade e inclusão por meio do tema Respeito às Diferenças. Participam apenas alunos do Ensino Fundamental I da rede pública de ensino em 10 cidades brasileiras. Teresina teve 33 produções literárias (cartas e ilustrações) inscritas, 13 são finalistas e todas serão publicadas no livro do projeto.

Em Teresina, o Respeito às Diferenças já impactou 600 alunos, 11 educadores e 14 escolas em diferentes fases da iniciativa. O início foi em maio com uma oficina pedagógica para 17 professores da rede pública da cidade. No encontro, educadores aprofundaram a área do conhecimento de Língua Portuguesa e Direitos Humanos. Depois, em sala de aula, com o auxílio pedagógico destes professores capacitados, os alunos produziram suas cartas e respectivas ilustrações sobre o tema escolhido por cada criança ou dupla. Ao todo, 33 cartas e ilustrações foram inscritas pelas escolas da cidade; uma comissão julgadora selecionou as 13 finalistas que irão compor o livro Respeito às Diferenças, última etapa do projeto. Todas foram também narradas pelas próprias crianças e já podem ser conferidas no site do projeto: https://respeitoasdiferencas.com.br/resultados/

O respeito à diversidade, o racismo e o bullying foram temas de destaque entre os participantes de Teresina. Em suas cartas, ilustrações e narrações, as crianças que em média têm entre 8 e 10 anos de idade, alertam sobre a importância de respeitar as diferenças e denunciar qualquer tipo de constrangimento. É o caso da carta da Débora Campelo Lima que escreve para a amiga Cecília sobre a experiência da aula sobre o projeto em que ela aprendeu que “cada um tem sua beleza, tanto a interior quanto a beleza física” e a carta da Jhamily Gabrielly Penha que relata sua legítima tristeza por ter sido ofendida de macaca. Estes e outros relatos e ilustrações emocionantes dos alunos das escolas de Teresina podem ser conferidos no site do projeto.

O Respeito às Diferenças congrega competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como por exemplo a de “compreender-se na diversidade humana” e a de “promover o respeito ao outro e aos direitos humanos”. Para Allan de Amorim, coordenador do projeto na Flamingo, o projeto é peculiar no objetivo de desenvolver a empatia. “Considero pontos importantes do projeto o estímulo à criatividade dos estudantes e à promoção da reflexão cidadã, tudo isso por meio do resgate à produção de cartas, um gênero literário que marcou séculos na história da humanidade e na nossa forma de expressão escrita, e às narrações das histórias finalistas pelos próprios alunos. São elementos lúdicos para motivar o pertencimento à escola, à habilidade empática e à autoestima”, comenta Allan.

Sobre o projeto Respeito às Diferenças

O projeto Respeito às Diferenças é uma iniciativa educacional que busca desenvolver as habilidades de leitura, escrita e ilustração dos alunos do Ensino Fundamental I, segundo as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No projeto, os alunos desenvolvem estas habilidades com a elaboração de cartas, desenhos e narrações de suas histórias sob a temática do respeito às diferenças. Ao escolher a prática pedagógica que procura resgatar a magia e o encantamento de contar histórias por meio de cartas, motivamos a imaginação e criatividade dos estudantes. O projeto tem o patrocínio do Instituto Aegea, apoio local da Águas de Teresina e da Secretaria Municipal de Educação de Teresina. A realização é da Flamingo Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As 10 cidades participantes são: Canoas (RS), Vila Velha (ES), Diamantino (MT), Esteio (RS), Matão (SP), Pedra Petra (MT), Piracicaba (SP), Serra (ES), Sorriso (MT) e Teresina (PI).

 A iniciativa cumpre quatro etapas cronológicas: Orientação aos professores, que são oficinas pedagógicas para uma imersão na área do conhecimento de Língua Portuguesa e Direitos Humanos e apresentação do Guia de Orientação Literária; Produções literárias, etapa em que os alunos do fundamental I (de 8 a 10 anos), sob orientação dos professores, produzem as cartas e as ilustrações sobre o tema; Escolha das finalistas, fase em que as produções dos alunos são inscritas pelas escolas e uma comissão julgadora define as finalistas para serem narradas pelos próprios alunos; e o Livro Respeito às Diferenças: publicação impressa com as cartas finalistas de todas as cidades participantes. Saiba mais em: https://respeitoasdiferencas.com.br/

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