Nova ponte sobre o rio Parnaíba favorece economia do Piauí

 Nova ponte sobre o rio Parnaíba favorece economia do Piauí

Produtores acompanharam viabilização do projeto que vai melhorar o escoamento de grãos

Estão sendo iniciadas as obras para a construção da ponte ligando as cidades de Ribeiro Gonçalves, no Piauí, a Tasso Fragoso, no Maranhão. Depois de quase três anos acompanhando de perto o processo de viabilização do projeto, a Associação de Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja-PI) tem grandes expectativas para o setor.

O diretor-executivo da Aprosoja-PI, Rafael Maschio, representou a Associação na solenidade de assinatura da Ordem de serviço da obra federal. A ordem de serviço foi assinada com a presença também do diretor do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Ribamar Bastos. A obra tem prazo de dois anos para entrega.

“A BR-330, deve ser uma das principais rodovias federais para o desenvolvimento do cerrado piauiense, depois da BR-135. Foi feito o projeto executivo que está concluído, saindo da cidade de Bom Jesus no Piauí até Tasso Fragoso no Maranhão, cruzando uma região considerável do cerrado piauiense”, explica Maschio.

A construção da ponte faz parte do projeto que tem 233 km de extensão e a ponte tem grande importância econômica para a região uma vez que parte dos grãos produzidos no Piauí é exportada pelo porto de Itaqui em São Luís. Toda a produção dos municípios de Baixa Grande, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, sai por Tasso Fragoso, pelo município maranhense de Balsas, pagando frete de R$ 300 por caminhão.

Rafael lembra que o trecho de estrada federal estava esquecido e desde 2019, através da atuação dos senadores Elmano Férrer e Ciro Nogueira, a Associação dos Produtores de Soja do Piauí vem lutando para que esse projeto fosse levado adiante.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.