Cinco dicas de como não errar ao escolher a escola dos filhos

 Cinco dicas de como não errar ao escolher a escola dos filhos

Matrículas 2023

Para auxiliar pais neste desafio, coordenadora pedagógica da rede de escolas Luminova listou algumas dicas de como escolher uma instituição que seja compatível com as expectativas em relação ao futuro do aluno

Com o fim do segundo semestre do ano, alguns pais, insatisfeitos com a escola atual dos filhos, decidem procurar uma nova. Já outros começam a considerar as melhores opções para matricular os pequenos no próximo ano. A dúvida recorrente é: como saber qual é a melhor opção? Esta escolha não é tarefa fácil. É preciso avaliar tanto se os valores que são indispensáveis para a família fazem parte do currículo quanto se o custo financeiro cabe no bolso. Para ajudá-los nesta grande tomada de decisão, a coordenadora pedagógica Écia Sales, da Luminova, rede de escolas do Grupo SEB – Sistema Educacional Brasileiro, compartilha alguns pontos a serem avaliados:

  • Avalie a proposta Pedagógica

Um dos pontos mais importantes na hora de escolher a melhor escola é analisar qual é a proposta pedagógica. É a partir desse documento/conduta que as famílias terão a oportunidade de conhecer a linha adotada, a didática de ensino e os métodos de avaliação, como explica a especialista: “Mesmo que a família não seja da área pedagógica e não conheça as propostas a fundo, entender a forma de trabalho, como são ministradas as aulas, qual o papel que o aluno assume na sala de aula, como a curiosidade, criatividade e pensamento crítico são estimulados por meio das atividades é fundamental para definir a escolha da instituição de ensino.”

  • Espaço físico também importa

A criança precisa de espaço para viver com qualidade – não só para brincar na hora do recreio, mas conseguir ter um aprendizado com mais tranquilidade. Por isso, conhecer o local onde o seu filho estudará é muito importante antes de tomar uma decisão. “As salas de aula devem ser amplas, arejadas e com bom espaço para movimentação. Pátios, cantina e refeitórios limpos e arejados. Verifique também se outros ambientes são oferecidos para as práticas pedagógicas, como bibliotecas, laboratórios ou espaços para experimentação. Para os menores, é importante verificar se há playground, parque de areia e outros espaços que estimulem a criatividade e a atividade física”.

  • Procure referências

É claro que a conversa com os profissionais do colégio é muito importante para conhecer melhor a proposta, mas são os outros pais de crianças que já estudam na instituição que poderão falar com mais sinceridade sobre os aspectos positivos e negativos da escola. “É sempre bom quando encontramos outros pais que estão felizes com a proposta pedagógica, com os professores e principalmente quando percebem a evolução dos filhos. Caso não conheça ninguém que já estuda na escola, procure por referências no site e depoimentos dos familiares. Andar pela escola no dia da visita e ver crianças, jovens e colaboradores felizes no ambiente escolar também é um demonstrativo de que é um bom ambiente e que tem um trabalho consistente”, esclarece.

  • Preço e qualidade

Se a escolha for pela particular, os pais devem avaliar se a mensalidade cabe no seu orçamento: “Entender o valor da mensalidade e tudo o que está incluso (atividades extras, alimentação ou mesmo transporte) e saber também o investimento que deverá ser feito no material didático anual é fundamental para uma escolha certeira”, especifica Écia.

  • A comunidade escolar

Tão importante quanto encontrar a mensalidade que cabe no bolso, é levar em conta o padrão de vida dos alunos. “A escola deve sempre ser um ambiente acolhedor. Ao escolher, é importante entender como as primeiras aulas e semanas costumam ser. Conhecer todos os profissionais que podem ajudar neste processo de adaptação também é importante. Coordenadores, supervisores, orientadores, auxiliares e monitores devem ser apresentados para os novos estudantes a fim de se tornarem referências caso seja necessário”, conclui.

Sobre a Luminova 

Com o objetivo de democratizar o acesso à educação de qualidade e promover o crescimento humano e ascensão social, a Luminova, rede de escolas do grupo SEB -Sistema Educacional Brasileiro- inaugurou no final de 2018 as primeiras unidades, em São Paulo e Sorocaba. Projetando expansão por meio de franquias e voltada para os públicos das classes B e C, que representam um contingente de cerca de 42 milhões de crianças e jovens em idade escolar, a Luminova achou um terreno fértil para investir, já que apenas 15% da rede privada atende tal fatia. A mensalidade low cost -de baixo custo-, é possível devido à alta eficiência na gestão escolar, que otimiza tempo, trabalho e estrutura física.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.