IBGE realiza reuniões de acompanhamento do Censo Demográfico 2022 nos municípios

 IBGE realiza reuniões de acompanhamento do Censo Demográfico 2022 nos municípios

                Ao longo de todo o Censo Demográfico 2022 são realizadas, periodicamente, as REPAC’s – Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo. A REPAC é feita em todos os municípios e está organizada em três etapas distintas, as quais estão relacionadas com o início, meio e fim da operação censitária. Em todas as fases a REPAC acontece com a mobilização e participação de pessoas influentes junto à comunidade, como por exemplo: prefeitos, vereadores, líderes comunitários, associações de moradores, imprensa, representantes de empresas privadas, sindicatos, universidades e polícia militar.

                Na primeira reunião da REPAC ocorre a apresentação atualizada da base territorial e sua integração com o cadastro de endereços, através da exposição de mapas que irão orientar os recenseadores na coleta de dados em campo. Nesse momento os membros da reunião contribuem com o seu conhecimento sobre a cidade apontando localidades que não estejam devidamente identificados nos mapas como: novas comunidades, invasões e novos loteamentos. Essa reunião também define o apoio logístico à operação censitária, ajudando a encontrar possíveis lugares para a instalação de postos de coleta, bem como de locais para a realização do treinamentos das equipes do Censo. Ainda proporciona o envolvimento de todos no tocante à divulgação dos processos seletivos e do próprio Censo, incentivando as pessoas a participarem do concurso e a receberem os recenseadores em suas casas, respectivamente.

              A segunda reunião consiste em compartilhar com os membros da REPAC, o andamento da coleta de dados nos domicílios, destacando a receptividade dos habitantes para com os recenseadores ou as dificuldades que eles estejam enfrentado quanto a recusas e ausências. Essa troca de informações permite que, em casos negativos de progresso do Censo na localidade, os membros da reunião possam exercer seu papel de apoio e incentivo, propagando a importância do Censo Demográfico para a criação e aplicação de políticas públicas para a comunidade, como: instalação de novas estradas, escolas, hospitais, obras de infraestrutura, dentre outras melhorias.

          A terceira reunião da REPAC acontece após a finalização da pesquisa, com a divulgação da população recenseada final de cada município, pontuando também as dificuldades, erros, acertos e experiências que vão ser importantes para a organização e realização do próximo Censo Demográfico. Nesta etapa os membros da REPAC ratificam os números da população encontrados no Censo, o que é, inclusive, documentado em ata e assinado por todos os participantes.

              Segundo André Felipe de Freitas, Coordenador da REPAC, aqui no Piauí, até o momento, cerca de 84,7% dos setores censitários já foram concluídos e 15,1% estão em andamento. No tocante à REPAC, já foram realizadas reuniões, relativas à segunda etapa, em 201 municípios do estado, restando a realização ainda 23 municípios.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.