Economia de municípios do agronegócio cresce

 Economia de municípios do agronegócio cresce

The region between the states of Maranhão, Tocantins, Piauí and Bahia, known as MATOPIBA in Brazil, is considered the showcase of Brazilian agribusiness, with a high productions of soy and corn for export. However, this predatory model has rushed deforestation in the biome’s region, Cerrado, which is one of the most threatened biomes in Brazil and extremely important for the supply of aquifers throughout Latin America. The agribusiness expansion puts traditional communities and natural resources at risk. A região entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, conhecida como MATOPIBA, é considerada a vitrine do agronegócio brasileiro, com alta produtividade de grãos para exportação, como soja e milho. Entretanto, esse modelo extremamente predatório vem acelerando o desmatamento no Cerrado, um dos biomas mais ameaçados do Brasil e extremamente importante para o abastecimento de aquíferos em toda a América Latina. O movimento de expansão do agronegócio coloca em risco populações tradicionais e a disponibilidade de recursos naturais.

O crescimento ocorre apesar da queda do PIB estadual

Em 2020, o estado do Piauí apresentou queda em seu Produto Interno Bruto (PIB) em relação a 2019, da ordem de 3,5%. Tal retração, motivada pelos efeitos da pandemia da COVID 19 na economia, também foi observada em outras 24 unidades da federação e pelo Brasil, que apresentou queda de 3,3% no mesmo período. Contudo, no Piauí, alguns municípios apresentaram crescimento do PIB, notoriamente aqueles cuja economia gira em torno do agronegócio. São informações obtidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e a Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí, através da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais – CEPRO.

Em razão principalmente do aumento da produção de cereais, notadamente soja e milho, as atividades agropecuárias tiveram um aumento de volume no Valor Adicionado Bruto (VAB) em 2020 da ordem de 10,8%, quando comparado ao ano anterior. Em razão do cenário de queda geral da atividade econômica nos demais setores da economia piauiense, a atividade agropecuária teve um crescimento em sua participação no VAB total do estado, passando de 8%, no ano de 2019, para 14%, em 2020.

Na região sudoeste do estado concentra-se a maior produção do agronegócio no estado. Em 2020, os cinco municípios que detinham maior participação na agricultura piauiense foram: Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Bom Jesus, Santa Filomena e Ribeiro Gonçalves, que juntos detinham 43,7% da produção estadual.

Com relação à participação do Valor Adicionado Bruto (VAB) do setor agrícola dentro do VAB total da economia de cada município, três cidades se destacam: Baixa Grande do Ribeiro, com 73,6%; Ribeiro Gonçalves, com 72%; e Santa Filomenta, com 69%.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.