Associação Down The Amo realiza evento hoje (21) na Ponte Estaiada

 Associação Down The Amo realiza evento hoje (21) na Ponte Estaiada

“Conosco, não por nós”! Esse foi tema definido internacionalmente para reflexão mundial neste dia 21 de março, para tratar da necessidade de inclusão e um diálogo com a sociedade, considerando que as pessoas com T21 tenham as mesmas oportunidades que as outras pessoas, melhorando assim suas vidas no que diz respeito a diferentes aspectos, baseados nos direitos humanos mais básicos, sempre confrontando mitos, preconceitos e discriminações.

Segundo a presidente da Down The Amo, Veruska Feitosa, o intuito do encontro é envolver as autoridades e gestores municipais para que todos possam estar incluindo pessoas diagnosticadas com T21 nas suas gestões, eventos e organizações. “Queremos que as instituições públicas e privadas vejam a pessoa com síndrome de down como alguém capaz, produtiva, inclusiva e, para isso, tanto o estado quanto o município tem por obrigação desenvolver práticas e políticas públicas capazes de atender as necessidades destas”, explicou a presidente.

A associação existe desde 2019, quando um grupo de mães se reuniu, através das redes sociais, para promover debates e troca de experiências sobre a realidade das famílias que convivem diariamente com pessoas diagnosticadas com síndrome de down.

O Evento contará com a participação musical do Projeto Música Eficiente e exposição de artes do artista plástico João Elyo, com 12 anos e diagnosticado com T21. O evento também terá a participação dos alunos de pedagogia da faculdade Uninassau, apresentação de capoeira da associação Down The Amo, pintura de rostos, apresentações circenses e a presença de autoridades.

“Considero bastante importante o apoio a eventos como esse, pois é uma atividade que tem por objetivo despertar ainda mais na população teresinense no que diz respeito à inclusão e o reconhecimento da pessoa diagnosticada com T21 (trissomia do cromossomo 21), a síndrome de Down”, pontua o secretário da SEMDEC, Iran Felinto.

Confira a programação:

– 16h – Abertura

– Apresentação Projeto Música Eficiente

– Apresentação do Grupo de Capoeira da Associação Down The Amo

– Exposição de Arte – João Elyo

– Pintura de Rostos (Alunos de pedagogia Uninassau)

– Presença de autoridades políticas

– Brincadeiras e Grupos de Animação Infantis

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.